5 dicas para fazer sua mudança com mais tranquilidade

Só de falar na palavra “mudança” já sentimos um frio na barriga, não é mesmo? Não importa se é para um apartamento maior ou para a casa dos sonhos: mudança significa selecionar e empacotar os pertences, colocar os objetos em caixas, identificá-las, transportar tudo com cuidado e, por fim, reorganizar as coisas no novo lar.

Ufa! Só de pensar já cansa, porque significa que vem muito trabalho pela frente e, às vezes, nem tudo sai como planejamos. É por essa razão que preparamos essa matéria! Saiba que alguns transtornos vão acontecer e você precisa estar preparado. Tenha paciência e confira essas dicas.

1. Empacotar e desempacotar tudo

Não tem jeito, é cansativo mesmo, mas precisa ser feito! Um jeito simples de deixar a tarefa menos caótica é mantendo certo grau de organização, comece selecionando as peças que você quer ou não levar com você. Faça isso por cômodo, para não se perder.

Prancheta com papel, caneta, tesoura e fita crepe

Se quiser ter ainda mais controle de tudo o que será embalado, faça um checklist dos seus pertences e, é claro, escreva na caixa o nome do ambiente para onde ela deverá ir. Na hora de desempacotar, tenha a sua listinha em mãos e vá arrumando a casa por setores.

2. Como transportar peças frágeis

Vaso de flor quebrado

Outro problema recorrente e praticamente inevitável. Para evitar que algum pertence frágil se quebre, a melhor forma de armazenar para o transporte é embalá-los muito bem, com jornal, plástico bolha e até com cobertores e toalhas. Sinalize que aquela é uma caixa frágil e, se mesmo assim acontecer alguma coisa, pratique o desapego.

3. Como passar grandes objetos em pequenos vãos

Família tentando colocar colchão dentro do porta-malas

Transportar os móveis não é uma tarefa fácil. Além de aguentar o peso das peças é preciso pensar muito bem por onde elas passarão (portas, janelas, corredores, elevadores). Para evitar apuros, antes de mais nada, meça o seu mobiliário para ter certeza que ele caberá nos espaços. Se existir a possibilidade, desmonte algumas peças para depois remontá-las no novo imóvel. Ou, por fim, solicite a ajuda de uma empresa especializada.

4. Confira se seus móveis cabem na nova casa

Quarto pequeno com móveis na medida

Este é um perrengue fácil de ser prevenido. Tenha a medida dos seus móveis e a planta baixa da nova casa sempre em mãos. Você pode até experimentar alguns layouts diferentes no papel antes de colocar a mão na massa.

Dessa maneira, você terá certeza de que o seu mobiliário pode ser reutilizado nos ambientes. Caso você só descubra esse problema com os móveis todos empilhados no seu novo endereço, você pode vendê-los ou então doá-los.

5. Montar móveis novos ou remontar os antigos

Outro clássico das mudanças! Quem não curte ir às lojas comprar coisinhas novas para a casa, não é mesmo? Só que, às vezes, para economizar, optamos por levá-las desmontadas e enfrentar horas e horas de trabalho para montá-las sozinhos.

Mulher segurando uma cadeira branca e rindo

Se você estiver nessa situação, tenha paciência e, em primeiro lugar, leia o manual para ter certeza do que você está fazendo. É normal também que sobrem algumas peças, pregos ou parafusos, então, não entre em pânico! No entanto, se você puder arcar com a taxa, solicite que o entregador monte os objetos para você.

Com essas dicas em mãos é hora de planejar a mudança com muita paciência. Boa sorte! 🙂

Fonte: Casa de Valentina


Deixe um comentário