O site da Revista Exame possui um espaço para que os internautas encaminhem suas dúvidas sobre dívidas, empréstimos e financiamentos. Você também pode fazê-lo enviando um e-mail para seudinheiro_exame@abril.com.br.
Talvez a dúvida abaixo seja a mesma que a sua. Acompanhe!
Dúvida do internauta:
Vendi meu carro e, com o valor que recebi, consigo quitar cerca de oito prestações do financiamento imobiliário. Devo antecipar o pagamento das parcelas para ficar oito meses sem me preocupar com a dívida?
Resposta de Marcelo Prata (fundador do site de comparação de financiamento imobiliário, Canal do Crédito):
Não é um bom negócio realizar o pagamento antecipado de parcelas. Diferentemente de outras linhas de empréstimo, o financiamento imobiliário não oferece o desconto dos juros no pagamento antecipado das prestações. Portanto, o melhor caminho, no seu caso, seria reduzir o saldo devedor. Esse processo leva em conta o valor que você ainda deve efetivamente para o banco, sem o cálculo dos juros.
Você tem duas opções ao amortizar o saldo da dívida: manter o mesmo prazo do financiamento e diminuir o valor das prestações ou manter o mesmo valor de prestação e diminuir o tempo do empréstimo (veja se é melhor reduzir a parcela ou o prazo do financiamento).
Caso as prestações estejam pesando no seu orçamento, a primeira opção pode ser melhor. Mas, em nenhuma delas você ficará sem pagar a parcela do mês que vem. Agora, caso você esteja passando por uma situação financeira complicada, o melhor caminho seria investir esse valor e usá-lo para pagar a dívida nas datas de vencimento de cada parcela. Dessa forma, você evita ficar inadimplente enquanto atravessa essa fase ruim.