Você já pensou em ter um cantinho para meditação em casa? Relaxar é fundamental. Estar em paz – consigo mesmo e com o mundo – também.
Na vida de quem tem uma rotina corrida ou um trabalho muito estressante, reservar um momento do dia para fazer uma pausa, ler um livro e meditar pode ser algo bastante proveitoso – nessa hora, nada melhor do que ter um cantinho preparado para contribuir com esse relaxamento, não é mesmo?
Pensando nisso, separamos nove dicas para quem quer criar um espaço assim em casa. Confira!
1. Plantas
As plantas podem contribuir com a saúde e o bem-estar. Segundo estudos da NASA, algumas espécies aumentam a umidade do ar, diminuem os níveis de poluentes no ambiente e ainda mantêm a temperatura amena. Além disso, espécies aromáticas, como o alecrim e a lavanda, podem ajudar na concentração e desencadear a sensação de tranquilidade.
Fora os benefícios para a saúde, incluir um “mini jardim” na decoração da casa também contribui para o visual do espaço zen, então a dica é montar um vasinho, um terrário ou até arranjos suspensos no cantinho escolhido para relaxar.
2. Aromaterapia
Assim como algumas plantas, os óleos essenciais – extraídos de certas folhas, flores e até raízes – também são usados para despertar sensações relaxantes, estimulantes. A prática é chamada de aromaterapia e, além de ser aplicada em massagens, banhos e inalação, também pode ser utilizada com o auxílio de difusores.
O ideal é procurar ajuda de um especialista em aromaterapia para criar uma sinergia – combinação de óleos – apropriada para as necessidades. Outra dica para quem quer deixar o cantinho zen perfumado é usar incensos ou velas aromáticas.
3. Cores
Se a intenção é reformar um cômodo inteiro para que ele funcione como uma área de relaxamento ou meditação, uma boa ideia é ficar de olho na cor que será usada nas paredes. De acordo com Ana Kreutzer, consultora de cores, esse é um aspecto que tem, sim, a capacidade de desencadear sensações e mexer até com o humor das pessoas.
Ana recomenda cores como o branco, tons claros de azul e, principalmente, o verde para estimular a tranquilidade e o relaxamento. “Entre o quente do vermelho e o frio do azul, o verde é fresco e agradável. Entre o seco do vermelho e o molhado do azul, o verde é úmido. Ele acalma e traz segurança”, explica.
4. Conforto
Em um cantinho zen, se não houver conforto não tem como haver relaxamento e tranquilidade. É possível transformar a sala ou o quarto em um ambiente que estimula o bem-estar, mas, para quem quer criar um espaço específico para isso, uma dica interessante é apostar em almofadas macias e em pufes.
Para quem tem mais espaço disponível para montar um ambiente zen, uma boa ideia é apostar em um futon, tipo de acolchoado japonês que, dependendo do tamanho, pode até se tornar uma cama de hóspedes.
5. Iluminação
A iluminação também é algo que influencia no relaxamento. Em um cantinho dedicado à tranquilidade, é interessante que as luzes não sejam muito fortes. Aqui, a dica é apostar na iluminação indireta – que, em vez de ter apenas uma fonte de luz forte iluminando o cômodo por inteiro, há várias mais fracas espalhadas pelo ambiente.
Segundo Nara Grossi, arquiteta e colunista, esse tipo de iluminação confere um clima mais intimista e aconchegante. É possível apostar em spots de luz distribuídos pelo teto ou pelas paredes, fitas de led “escondidas” atrás de prateleiras ou abajures que proporcionem aquela meia-luz bem confortável.
6. Mini jardim zen
Também conhecido como jardim japonês, o jardim zen é um espaço com elementos que remetem à natureza. As pedras, por exemplo, simbolizam montanhas, enquanto a areia em que estão assentadas simbolizam o mar e as linhas desenhadas nela formam o movimento da água. Ao desenhar em torno dos elementos distribuídos pela areia, o objetivo do jardim de origem oriental é exercitar a paciência e descansar a mente.
Se não há espaço para fazer um jardim grande, não tem problema: em lojas esotéricas não é difícil encontrar miniaturas deles, que podem, além de enfeitar o cantinho zen, ajudar em termos de relaxamento e tranquilidade. Normalmente, o “kit” vem com um canteiro, um pacotinho com areia branca, pedras variadas e um pequeno rastelo para fazer os desenhos.
7. Sino de vento
De origem chinesa, os sinos de vento podem ser feitos de diversos materiais – como vidro, cerâmica, madeira, bambu, metal, conchas, etc. – e aparecer em vários formatos. Em geral, eles são circulares, com diversos cilindros de tamanhos diferentes e um pêndulo que, quando balançado pelo vento, bate nos outros objetos e emite sons.
Além de anunciar o vento, esse objeto costuma aparecer em templos ou santuários orientais, porque acredita-se que ele é capaz de afugentar espíritos ruins. Com ou sem propriedades místicas, ele entra nas dicas de decoração para um cantinho zen porque, dependendo do material com que é feito, o barulho tem um timbre diferente, e alguns deles podem ser bastante agradáveis para um momento de relaxamento.
8. Cristais
Outros elementos que combinam – e muito – com a decoração de um cantinho zen são os cristais. De muitas formas, tamanhos e cores diferentes, nenhum cristal é igual a outro, algo que os transforma em enfeites únicos.
Além de contribuírem para a decoração, há quem acredite que ter cristais em casa ajuda a espantar energias ruins e fazer com que as boas circulem. De acordo com o terapeuta holístico Jon Maia, a ametista, por exemplo, melhora a captação de energia do local, enquanto o olho de tigre filtra negatividade e inveja.
9. Fonte
De acordo com o feng shui – corrente de pensamento de origem chinesa que propõe a reorganização dos espaços de forma a canalizar as energias boas e expulsar as negativas –, ter uma fonte de água corrente dentro de casa é uma boa forma de atrair boas vibrações. Apesar de não haver evidências de que isso realmente funciona, o barulho da água circulando, para muitos, é algo que contribui para o relaxamento.
Desde as menores – que podem ser colocadas sobre um móvel – até as maiores –, que, às vezes, precisam ser presas à parede –, as fontes combinam com a decoração de um cantinho zen e podem ser combinadas com outros elementos da lista, como plantas, cristais e até a aromaterapia, já que é possível pingar essências ou óleos na água.
Com essas dicas ficou muito fácil montar um cantinho zen em casa, não é mesmo?
Que tal compartilhar o seu espaço de relaxamento com a gente?
Fonte: Delas – iG
____
Leia também:
- Clique aqui e confira dicas para ajudar a eliminar a energia negativa da sua casa.