O AUTOCONHECIMENTO INTERFERE NA DECORAÇÃO?

A pesquisadora cromática Ana Kreutzer aponta a autenticidade como norte para uma estética bold (ou, seja, cheia de personalidade) nos interiores. Entenda!

Depois de vermos os boomers tomarem as ruas nos anos 1970, em prol dos direitos das mulheres, da liberdade de expressão, do amor sem preconceitos, entre tantas outras questões sócio-políticas, é a vez de acompanharmos de perto outra geração colocar a cara para fora para lutar por aquilo que acreditam. Os millennials e a geração Z contestam o consumo desenfreado, apoiam a sustentabilidade em todos os sentidos da vida, querem igualdade de gênero e raça, buscam por um mundo melhor para todos conviverem em harmonia. Não à toa, as redes sociais fazem parte deste momento de luta – coletivos surgem no meio online para discutir pautas do offline, ocupam lugares e dão voz àqueles que foram esquecidos pelas “normatividades” da sociedade contemporânea. Mas, o que tudo isso tem a ver com decoração? Pode-se perguntar. E a resposta é: tudo!

“Como ser humano, indivíduo, lutamos por uma causa. Somos seres políticos, no sentido de polis mesmo, apontado por Platão. E este empoderamento humano surge quando entendemos as nossas lutas, compreendemos quem somos no nosso lugar de convivência e existência”, diz Ana Kreutzer, pesquisadora cromática e consultora de cores da Suvinil. “Em um segundo ato, mais ideológico, após o autoconhecimento e autocrítica, podemos rever nossos valores e nossa identidade, o que resulta em uma autenticidade”, complementa. Toda essa análise comportamental interfere na paleta de cores que foi pensada para 2019, assim como a inteligência emocional. Porém, diferente dos tons neutros e esmaecidos desta paleta Magnética, a paleta Ideológica surge bold, ousada e cheia de personalidade.

“Quais são os meus valores?”, indaga Ana. “A expressão estética parte de pessoas mais confiantes de si, e elas usam as cores para externar isso.” A quebra da barreira do medo, do contrário que muitos podem pensar, não começa a se pintar com cores mais suaves: ela já surge bem impactante. Portanto, ambientes monocromáticos ou totalmente coloridos começam a ganhar espaço na casa. Cores como vermelho, rubi e magenta, e até mesmo o Living Coral, cor de 2019 da Pantone, fazem parte deste momento de apostar sem neuras em tons que possuem muitos estigmas no design de interiores.

Um texto para refletirmos sobre o assunto.

Fonte: Casa Vogue

_______

Leia também:

  • PAREDES ESCURAS DEMONSTRAM PERSONALIDADE E SÃO TENDÊNCIA NA DECORAÇÃO. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.
  • CLIQUE AQUI E CONFIRA 7 DICAS PARA DECORAR UM IMÓVEL ALUGADO.

Deixe um comentário