Nada melhor do que saber aproveitar uma das coisas que o Brasil tem de melhor: as belas paisagens. E, quando as temperaturas estão baixas, não faltam lugares que oferecem o melhor da natureza paradisíaca, dos cenários deslumbrantes, o descanso, a hospedagem, o romantismo, a tranquilidade e a gastronomia.
Separamos três destinos que são os mais visitados pelos turistas – brasileiros e estrangeiros – no inverno e destacamos quais são os atrativos de cada uma delas. Preparado para escolher o próximo destino das férias?
As belezas da Serra Gaúcha
Quando falamos em inverno no Brasil, a região que logo vem à mente é a Serra Gaúcha. Esse cantinho lindo do Rio Grande do Sul constitui praticamente uma experiência “internacional”, tendo em vista que a colonização europeia predomina nessas três cidades e mantém a arquitetura, a culinária e os costumes bem vivos.
As três cidades juntas formam um grande programa de férias, pois estão a menos de 35 quilômetros de distância entre os centros. Mas, cada uma, individualmente, tem suas belezas.
Gramado
Gramado tem pontos imperdíveis no passeio, como o Lago Negro, cartão-postal da cidade. A Rua Coberta é o point da culinária gaúcha: é possível provar os chocolates produzidos na região, comer um fondue de queijo e saborear as tradicionais carnes.
Para os que curtem carros, motos, curiosidades e estão viajando com as crianças, os vários museus temáticos são ótimas atrações, como o Hollywood Dream Cars, Super Carros, Harley Motor Show e o Museu de Cera. O Minimundo, o Mundo à Vapor e a Aldeia do Papai Noel são passeios imperdíveis.
O Parque Snowland é outra atração obrigatória para quem gosta do frio, além das visitas às fábricas de chocolates e de cristais.
Canela
Canela se destaca pelo ecoturismo, turismo de aventura e belas paisagens, sempre com o romantismo em alta.
O Parque da Ferradura e a Cascata do Caracol ficam bem próximos e são passeios com visuais incríveis. No caminho para os parques, paradinha obrigatória no Castelinho do Caracol, hoje um museu e um café, em que se pode saborear a deliciosa apfelstrudel – típica sobremesa de maçã alemã – com um chá da mesma fruta para se aquecer do frio.
Mas, se você quer mais frio ainda, visite o Mundo Gelado – próximo ao Castelinho. Lá, o visitante entrará em uma fria, literalmente, a -10°C, conhecendo esculturas de gelo.
Já para os mais urbanos, no passeio pelo centro merecem destaque a Igreja Matriz, também chamada de Igreja de Pedra pelo revestimento em basalto, e as lojas dos artesanatos em couro e lã.
Nova Petrópolis
A colonização alemã é forte e os atrativos remetem às suas tradições. A cidade é conhecida como Jardim da Serra pelas praças e casas sempre floridas, como a Praça da República.
O passeio obrigatório em Nova Petrópolis é no Parque Aldeia do Imigrante, uma área com lagos, mata nativa e duas aldeias que preservam a cultura alemã dos antigos colonizadores.
É na área do parque que o visitante pode saborear um tradicional café colonial, comprar lembrancinhas e conhecer mais sobre o cuco, aquele relógio bastante curioso da região da Floresta Negra, na Alemanha.
O encanto da Serra Catarinense
A serra de Santa Catarina abriga a cidade que é considerada a mais fria do Brasil junto a São Joaquim: Urubici. Ela tem o recorde de temperatura mais baixa já registrada no país, com -17ºC em 1990 – a sensação térmica chegou a -40ºC!).
Urubici
Urubici mantém o clima bucólico e tranquilo de cidade do interior. O atrativo principal aqui é a neve! Sim, neve no Brasil! O visitante que conhece Urubici no inverno pode ter a experiência de subir no Morro da Igreja e ver a neve, além de poder apreciar a bela paisagem branquinha com montanhas e vales.
Serra Paulista
Como falar em frio no Brasil sem mencionar Campos do Jordão? A chamada “Suíça Brasileira” atrai milhares de turistas e tem todo o charme e conforto necessários para a estação.
Campos do Jordão
Cercada de montanhas, a cidade paulista tem várias atrações e passeios e, em julho, realiza o badalado Festival de Inverno, que atrai centenas de músicos renomados internacionalmente.
A Vila de Capivari reúne o melhor da gastronomia de Campos do Jordão. Essa parte da cidade também concentra a rede hoteleira e o comércio, com excelentes alternativas de bares e restaurantes. Ainda em Capivari está o teleférico que leva ao Morro do Elefante, considerado o principal ponto da região, pois proporciona uma vista panorâmica da cidade.
O passeio por Campos do Jordão continua nos parques, como o Amantikir, um espaço que reúne 17 belos jardins em estilos internacionais, e o horto florestal, com o maior número de araucárias do estado de São Paulo. O passeio pode continuar de trem para a cidade vizinha, Santo Antônio do Pinhal, que a partir da histórica estação leva os turistas por um trajeto saudosista.
Qual desses destinos turísticos você prefere? Escolha e desfrute de dias maravilhosos!
Fonte: Guia Viagens Brasil