VERDADE!
A borra do café pode (e deve!) se transformar em adubo para que as folhas cresçam mais rápido e até contribuir para afastar algumas pragas.
“O pó de café é rico em Nitrogênio, e os três principais macronutrientes que as plantas precisam são NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio)”, explicam os especialistas em jardinagem urbana e projetos botânicos, Vanessa Guerreiro e Marcello Bozzini.
Por isso, muita gente anda reaproveitando a borra do cafezinho diário para dar uma turbinada nos vasos de plantas em casa. Porém, em excesso, o café pode prejudicá-las. “É melhor não abusar”, alertam os especialistas. “Além do Nitrogênio, o pó de café (na verdade, a borra) tem outros elementos que, em maior quantidade, não são muito bons para as plantas, como a cafeína”.
Então, é bom lançar mão do recurso com parcimônia. “Colocar um pouco de borra de café na terra, às vezes, é ok. Mas, usar sempre não é bom. Melhor optar por adubos mais equilibrados”, afirmam.
Mesmo tendo em vista essas ressalvas, se você quer usar a borra de café nos vasos de plantas ornamentais, fique atento para não depositar uma camada muito grossa sobre a terra, já que ela pode impedir a penetração de água durante as regas e a circulação de ar no solo.
Que tal aproveitar essa dica?
Fonte: Casa Vogue
___________
Leia também:
- COMO CUIDAR DAS PLANTAS NO INVERNO? CLIQUE AQUI E DESCUBRA.
- BONITO O ANO INTEIRO: CLIQUE AQUI E CONHEÇA 10 PLANTAS PARA COBRIR O PERGOLADO.