Pedra natural sempre é melhor?

Há um mito de que as pedras naturais seriam melhores que as sintéticas, mas os profissionais afirmam que tudo depende das necessidades e preferências de cada pessoa.

Segundo Olívia, a melhor opção é aquela que atende aos requisitos do projeto, considerando fatores como:

Orçamento
As pedras naturais de alto padrão geralmente são mais caras que as lâminas, porém as de qualidade são mais caras que uma série de granitos.

Manutenção
As pedras naturais exigem mais cuidados, como impermeabilização constante, limpeza e cuidados extras com riscos em materiais polidos.

Aparência
A preferência por uma aparência natural ou mais moderna. “Um projeto rústico, por exemplo, ficaria melhor com pedras naturais do que lâminas sinterizadas”, diz Olívia.

Características técnicas

  • A necessidade de alta resistência a manchas, riscos e impactos.
  • ⁠O peso estrutural de um projeto e o tamanho e peso das peças.
  • ⁠Necessidade de ambiente altamente higiênico, como hospitais, laboratórios e áreas de alimentos.

Caso a caso

Tanto materiais naturais quanto sintéticos precisam ter sua aplicação avaliada caso a caso.

Confira algumas dicas dos profissionais:

  1. Em uma cozinha, por exemplo, Patricia diz que o ideal é um material que resista a impacto, manchas e abrasão. Logo, granitos e alguns quartzitos são excelentes opções. “Mármores não são indicados”, avisa.
  2. As lâminas sinterizadas são o revestimento com menor porosidade do mercado, segundo Olívia. “Não faz sentido um chef usar uma tábua sobre uma banca de lâmina sinterizada, que é mais higiênica, mais resistente e, por isso, muito mais adequada ao preparo de alimentos. É o mais durável, pois não se altera na presença de intempéries, fogo, chuva, raios UVA e UVB”, diz.
  3. Em banheiros, quase todos os materiais podem ser aplicados, segundo Patrícia. Porém, todo material demandará alguma atenção e cuidados específicos.
  4. Compostos de quartzo podem desbotar com a incidência solar. “Mas são excelentes opções quando se deseja um material de aspecto compacto e uniforme”, afirma Patricia.

Ficou mais fácil acertar?

——
Fonte: Casa e Jardim


Deixe um comentário