Você acabou de adquirir um apartamento ou está pensando em reformar algum espaço do seu lar? Saiba que a primeira definição deve ser acerca dos revestimentos, que servirão de base para tudo o que virá depois. Para facilitar a sua escolha, reunimos informações sobre pisos vinílicos ou laminados. Qual será o seu escolhido?
Piso vinílico
O piso vinílico é uma ótima aposta para quem quer durabilidade e conforto. Com uma espessura inferior à dos demais, o piso vinílico é ecológico, pois é confeccionado a partir do plástico reciclado. Com aplicação simples e sem sujeira, ele tem conquistado quem busca um lar bonito e prático. Por ser plastificado, o piso vinílico é mais resistente à água do que o piso laminado e o de madeira, o que o torna superfácil de limpar. É perfeito para quem tem crianças e animais em casa. Além disso, ele é mais silencioso, é antialérgico e antichamas.
Na hora de comprar, você o encontrará disponível em uma grande variedade de cores e texturas. É indicado para áreas internas, com exceção do banheiro, já que o constante contato com a água pode acabar danificando a cola.
Piso laminado
O piso laminado é o que mais se aproxima visualmente da madeira propriamente dita, com a vantagem de ser mais barato e mais resistente. Assim como o piso vinílico, ele também é instalado de forma muito fácil e sem sujeira, já que a fixação é por cola ou por encaixes.
O piso laminado, como o próprio nome sugere, é composto por lâminas ou aglomerados e por uma camada superior protegida com resina melamínica. Fabricado a partir da madeira de reflorestamento, ele também é um material ecológico e pode ser encontrado nos mais variados acabamentos. A desvantagem em relação ao piso vinílico é que ele não é resistente à água e pode ser danificado pela umidade com mais facilidade. Além disso, ele não proporciona o mesmo conforto acústico, mas tem a vantagem de ter uma aparência mais aconchegante e menos artificial.
Diante de todas estas informações, ficou mais fácil fazer sua escolha, não é mesmo? Qual das duas opções você prefere? Conte para nós!
Fonte: Minha Casa, Minha Cara