Uma história de sucesso é escrita com carinho, dedicação e perseverança.
Uma história de sucesso é construída com pessoas, trabalho e visão.
Uma história de sucesso é multiplicada com exemplos, persistência e credibilidade.
A Proma Construções e Negócios tem muita história para contar.
São 25 anos dedicados a oferecer soluções construtivas e realizar sonhos. Dos primeiros empreendimentos às últimas obras, a Proma mostra que está cumprindo de forma ética e responsável o objetivo determinado em 1992: construir uma trajetória baseada em qualidade, segurança e inovação, transmitindo confiança, respeitando prazos e conquistando clientes-amigos.
O padrão de qualidade, a ética, a responsabilidade e os mais de 300 mil metros quadrados de área construída fazem da Proma uma das maiores construtoras de Santa Catarina. Um caminho que é percorrido com determinação, credibilidade e solidez para proporcionar qualidade de vida – são 81 empreendimentos, sendo 19 industriais, sete comerciais e 55 residenciais. “25 anos de história é um marco que me enche de orgulho e motivação. Os desafios continuam e são eles que movem a nossa equipe para conquistar novos objetivos com passos sempre firmes”, afirma o engenheiro Paulo Obenaus, fundador da Proma.
Uma história de sucesso
Fundada no dia 02 de janeiro de 1992, a Proma ingressou no ramo imobiliário com o objetivo de disponibilizar aos seus clientes diferenciais que até então o mercado não oferecia. Atualmente, os sócios da construtora são Caroline Obenaus, Sandra Rodrigues e Paulo Obenaus.
O primeiro edifício foi entregue no ano de 1999, e, a partir daí, com passos sólidos e firmes, consolidava-se dia após dia uma história de sucesso por meio de soluções construtivas. “Desde o início, nosso objetivo era propor a evolução dos processos antes de o mercado sentir essa necessidade e aprimorar os nossos serviços antes que eles fossem substituídos ou, até mesmo, descartados. Sinto orgulho em dizer que buscamos diariamente novos desafios e a humildade de aprender sempre”, afirma Paulo Obenaus.
Entre as principais obras destacam-se o maior edifício em área construída de Jaraguá do Sul, o Residencial Amaranthus (2000), com mais de 13 mil metros quadrados; o Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (2001); o Centro Administrativo da empresa WEG S/A (2002) e a Arena Jaraguá (2007), uma das mais modernas praças de esporte multiuso do Brasil.
Nos últimos três anos, a trajetória da empresa foi marcada pela concretização de projetos de vida com a entrega do Condomínio das Árvores – primeiro empreendimento da Proma vinculado ao programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria com a WPA e a Caixa Econômica Federal – e, posteriormente, do Condomínio das Pedras. Atualmente, o Condomínio das Águas está sendo erguido para que muitos trabalhadores de Jaraguá do Sul possam adquirir uma moradia acessível e de qualidade. “Priorizar a excelência do processo construtivo e incentivar os investimentos em imóveis na planta continuarão sendo as nossas prioridades para os próximos anos – desejamos que as pessoas realizem o sonho da casa própria pagando menos, tendo a garantia de alta liquidez e lucro nas chaves”, enfatiza Obenaus.
A execução e a finalização do Villeneuve Residence (2011), um dos mais modernos residenciais de Jaraguá do Sul e região, também precisa ser destacada, bem como do Milano Residenziale (2014) e do Driessen Residenz (2015). Em construção encontra-se o Lumina Residence, o empreendimento totalmente high-tech da Proma. “Manteremos as características que nos permitiram entrar no mercado para transformar e enriquecer o cenário arquitetônico de Jaraguá do Sul, aceitando o desafio de lançar outras obras diferenciadas e inspiradas no melhor da arquitetura mundial e da evolução tecnológica”, assegura Obenaus.
Por meio desses e de outros empreendimentos que primam pela inovação e sustentabilidade, a Proma já conquistou o Grand Prix da Construção de Santa Catarina nas categorias Destaque do Ano e Empreendimento Destaque (2001 e 2002, respectivamente) e o certificado nível A do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat. “Nossos clientes são os que nos movem – bem informados, exigentes, criteriosos e que buscam pela personalização do atendimento, do produto e da negociação, eles fazem com que a Proma esteja sempre pronta para oferecer empreendimentos para os investidores, ou seja, pessoas que construíram a carteira de imóveis conosco ao longo dos anos por meio de um relacionamento comercial estreito, e para as pessoas que desejam adquirir um apartamento para moradia. Disponibilizamos imóveis dentro de todas as classes de valores, porém todos com o mesmo padrão de qualidade Proma”, finaliza Obenaus.
Um case inspirador
Acompanhe a entrevista com e engenheiro e fundador da Proma, Paulo Obenaus, e saiba porque a construtora é uma das maiores de Santa Catarina com 25 anos dedicados à realização de sonhos e projetos de vida.
Por que as pessoas devem confiar na Proma?
Paulo Obenaus: Primeiro, porque o nosso histórico construtivo mostra o potencial das obras executadas e oferece muita segurança – mesmo para os clientes que não conhecem a Proma. Nós já entregamos 81 empreendimentos, sendo 19 industriais, sete comerciais e 55 residenciais, demonstrando a cada obra o nosso compromisso, dinamismo e seriedade. Outros pontos que merecem destaque: a) Os empreendimentos Proma são submetidos ao Patrimônio de Afetação, ou seja, todos os recursos financeiros recebidos com a venda de unidades na planta são destinados à própria obra, ampliando, assim, a segurança dos clientes nas operações de aquisição de unidades imobiliárias ainda em construção. b) Desde o projeto, a nossa equipe elabora uma contabilidade exclusiva para cada empreendimento com o objetivo de reconhecer todos os custos da obra e oferecer aos clientes garantias legais de entrega e qualidade. c) Da construção à decoração de um empreendimento, a Proma está sempre alinhada à reconhecidos fabricante nacionais de produtos para a construção civil, oferecendo ainda mais segurança ao morador.
Por que adquirir um imóvel Proma?
Paulo Obenaus: Gostaria de destacar três pontos: 1) O nosso histórico construtivo de credibilidade é resultado de uma referência técnica muito forte, tendo em vista que o nosso Departamento de Engenharia zela pela qualidade, prazos, custos, gestão de recursos humanos e sustentabilidade. 2) Diariamente, a Proma mostra para o mercado que está alinhada com a inovação, incorporando aos empreendimentos diferenciais que trazem mais conforto, beleza, qualidade e exclusividade. 3) Os acabamentos internos e a aparência externa das nossas obras também merecem destaque, pois não poupamos esforços para encantar os nossos clientes. Nossa missão é fazer com que cada um dos moradores sinta orgulho em morar em um empreendimento com a marca Proma.
Qual é a diferença da Proma em relação às construtoras concorrentes?
Paulo Obenaus: Alguns itens que incluímos nos nossos empreendimentos fazem da Proma uma construtora que não mede esforços para agregar valor aos produtos que constrói, incorporando grandes benefícios ao investimento dos nossos clientes, como por exemplo, aquecimento solar e elementos de automação residencial (persianas automatizadas, controle de iluminação e sistema biométrico), aspiração central, luminárias de LED e fibra ótica para televisão, internet e telefone, que, cada vez mais, encontram espaço para racionalizar o consumo de energia, oferecer mais qualidade de vida, reduzir o trabalho doméstico, além de aumentar o bem-estar e a produtividade dos moradores por meio de uma interface intuitiva em tablets e smartphones. Além disso, outros pontos merecem atenção: a) A Proma nunca utiliza o máximo do potencial de construção de um terreno, pois o nosso objetivo é oferecer conforto, contato com a natureza e qualidade de vida aos nossos clientes. b) A Proma possui uma estrutura técnica de projetistas de renomada competência, experiência e que atuam no mercado há mais de 30 anos, oferecendo, assim, ainda mais confiança e segurança aos moradores dos nossos empreendimentos. c) O Departamento Comercial e de Marketing da Proma acompanha as nossas obras da concepção do projeto à venda diretamente para o cliente. Nossos profissionais são tecnicamente e legalmente habilitados para negociar os nossos empreendimentos com expertise e eficácia. d) Os empreendimentos com a marca Proma possuem credibilidade reconhecida no mercado da construção civil, oferecendo a garantia de alta liquidez.
Como a Proma conquistou lugar de destaque entre as construtoras catarinenses?
Paulo Obenaus: Aqui, a palavra-chave é envolvimento. A Proma, seja através da minha pessoa ou dos nossos colaboradores, procura se envolver em todas as decisões que vão ao encontro do interesse dos nossos clientes. Grande parte desse engajamento se deve ao associativismo, ou seja, sempre nos movimentamos para estar presentes em associações representativas – como por exemplo, órgãos de classe e sindicatos – para defender os interesses da construção civil – seja nos âmbitos municipal, estadual ou nacional. Atualmente, sou presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil e de Artefatos de Cimento Armado do Vale do Itapocu (Sinduscon), represento o Sinduscon na Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Construção (CDIC) na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e sou conselheiro do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) na FIESC. Em anos anteriores, já presidi a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), o Núcleo da Construção Civil da ACIJS e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul (AEAJS), além de ser inspetor chefe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), em Jaraguá do Sul.
Em relação às outras construtoras, qual é a valorização média dos empreendimentos Proma?
Paulo Obenaus: 25 anos de história comprovam, dia após dia, que os empreendimentos Proma valorizam, em média, de 40% a 70%. Esses números são enaltecidos com clareza, respeito e seriedade, pois estamos nos aproximando da entrega da chave 1500 (1355 chaves residenciais, 93 comerciais e 18 industriais).
Por que os empreendimentos Proma são sempre valorizados acima da
média?
Paulo Obenaus: Cinco atributos são fundamentais em uma história de sucesso que visa à felicidade e ao retorno financeiro dos nossos clientes: qualidade, inovação, histórico construtivo, conhecimento técnico e garantia do pós-venda. Para a Proma, não existe nada mais satisfatório do que cumprir prazos e estar sempre próxima dos moradores ou investidores dos nossos empreendimentos – é por essa razão que sempre assumimos o compromisso de estar à disposição e satisfazer as necessidades e os sonhos dos nossos clientes por meio de um pós-venda que reafirma a nossa seriedade.