A gravidez é um momento mágico na vida da mulher que, junto aos demais familiares, aguarda com alegria o nascimento de um novo membro da família. É também um período agitado, de preparação, decisões e até de algumas indecisões – afinal, os futuros papais precisam deixar tudo arrumado para a chegada do bebê.
Exatamente por isso, é comum que surjam dúvidas, que vão desde a escolha do nome da criança, passando pela compra do enxoval, até a escolha da cor do quarto do bebê. Esta última questão, aliás, é bastante importante, já que – embora algumas pessoas desconheçam ou não deem valor a isso – cada cor tem um significado e diz muito sobre a personalidade da mãe e seus desejos em relação ao bebê.
Abaixo, Aline Mendes, arquiteta e Mestre em Feng Shui, explica o que é importante levar em consideração na hora de escolher a cor do quarto do bebê, bem como os significados das principais cores na análise do Feng Shui.
A escolha das cores de acordo com a personalidade e os desejos da mãe
Aline Mendes destaca que os tons quentes estão mais ligados às energias telúricas (da Terra), são estimulantes e, também, acolhedores. “Assim, uma mãe que esteja procurando alegria e movimento em sua vida, tenderá a preferir estes tons. Já as cores frias estão ligadas às energias cósmicas, são calmantes e refrescantes. Uma mãe que esteja buscando tranquilidade, paz, provavelmente terá simpatia por estas cores”, diz.
Mas, é preciso estar atento aos excessos, que podem gerar efeitos indesejados. “Um quarto com cores quentes em excesso pode deixar o bebê agitado e levar a problemas como insônia ou cólicas. Um quarto com cores excessivamente frias pode levar à apatia e à depressão, enfraquecendo o sistema imunológico. Por isso, o ideal é ter um equilíbrio de cores quentes e frias no quarto do bebê”, explica.
O significado de cada cor para o quarto do bebê
Rosa
No Feng Shui, o rosa está associado ao Fogo, mas de uma maneira suave. “Traz vivacidade, amorosidade, estímulo na dose adequada, sem excessos”, destaca a profissional.
Amarelo
É uma cor de Terra, traz estabilidade, segurança e conforto. “Em tons vivos, está associado à alegria e é um estimulante dos processos mentais”, diz Aline
Branco
Esta cor, segundo o Feng Shui, pertence à categoria do Metal. É uma cor neutra, com tendência ao yin-frio. “Pode ser muito interessante como base para aplicação de detalhes em outras cores. Mas um quarto de bebê totalmente branco torna-se estéril pela falta de estímulos, e deve ser evitado”, destaca a arquiteta.
Verde
Está ligado à abundância, à fertilidade, à criatividade. Em excesso, pode causar agitação ou irritabilidade.
Vermelho
É um tom que, no Feng Shui, associa-se à fase Fogo. “É muito estimulante, sendo a cor mais yang (masculino) do espectro, e deve ser usada apenas em detalhes no quarto de bebês, nunca em grandes áreas, como paredes ou cortinas”, destaca Aline.
Azul
Os tons mais frios de azul, na análise do Feng Shui, estão associados à Água. Trazem tranquilidade, calma, introspecção. “Mas, em excesso, podem estimular o medo e a tristeza. Os tons mais quentes de azul, como o turquesa, funcionam energeticamente como o verde”, diz Aline Mendes.
E agora? Ficou mais fácil se inspirar e escolher as cores do quartinho do seu pequeno?
Fonte: Dicas de Mulher