Toda casa ou apartamento tem um cantinho que, aparentemente, não possui nenhuma utilidade, concorda? Mas, você pode mudar isso e aproveitar cada espaço, cada centímetro do seu lar, usando a criatividade e seguindo algumas dicas.
Isso quer dizer que, você pode ampliar os ambientes, colocar um móvel que nunca imaginou que caberia, aproveitar melhor os espaços e por aí vai.
Confira as nossas ideias e mãos à obra.
1. Jardim
Sem espaço para o jardim? Pegue aquela sacola de feira que está sem função e plante diversas espécies nela. Claudia Regina, do Ateliê La Calle Florida, apostou nas suculentas: “Plantei as espécies direto, pois o tecido é furadinho e bem drenável”, conta.
2. Escada
O espaço sob a escada geralmente sofre com a pouca altura e, como a área pode ser significativa, seria um desperdício não aproveitá-la. Os arquitetos Marcos Marcelino e Roberta Martins sugerem uma estante metálica.
3. Teto
A solução pode estar logo acima da sua cabeça! Já pensou em ocupar o alto das paredes, quase no teto? Neste projeto do Superlimão Studio, a prateleira alta percorre toda a casa e recebeu livros e alguns objetos de decoração.
4. Jardim embaixo da escada
O que fazer com o espaço debaixo da escada? Um jardim é claro! O paisagista Gil Fialho preencheu o recorte de apenas 4 m² com licualas, pacovás e íris. Ótima ideia!
5. Mezanino
O mezanino com estrutura metálica foi a grande sacada no apartamento de 60 m², do fotógrafo Lufe Gomes. Embaixo, fica o escritório. Em cima, sobrou 1,20 m de altura, suficiente para ele dormir!
6. Cantinho bem aproveitado
Essa pequena brecha entre o escritório e o closet ganhou nichos verticais, que abrigam pastas de trabalho! Está vendo como qualquer cantinho tem uma solução?
7. Escada-estante
Projetada pela arquiteta Renata Pati e pelo designer Claudio Correa, a escada faz a vez de estante nesta casa. A peça é feita de compensado naval e tem nichos irregulares, que dão o charme final.
8. Despensa
Um canto na cozinha ou na área de serviço pode virar uma despensa. Não é preciso muito para a transformação: basta uma porta charmosa para delimitar o espaço e prateleiras nas paredes.
9. Fundo falso
Olha só que solução esperta! Para dar uma força ao armazenamento de calçados, a base do sofá tem um fundo falso, acessado por portinhas basculantes. Projeto do arquiteto Marco Antonio Medeiros. Adoramos!
10. Batente da janela
Você não precisa morar em casa ou sequer ter uma varanda para montar um belo jardim. O batente da janela deste apartamento ganhou vasos com folhagens de diversas espécies!
Dicas preciosas, não é mesmo? Agora, preste atenção em cada cantinho do seu lar e planeje a melhor forma de aproveitar todos os espaços. 😉
Fonte: Casa e Jardim