Aquecimento solar: como funciona?

 

Sistemas tecnológicos de energia solar para água de consumo são ecologicamente corretos, sendo uma das principais iniciativas sustentáveis que garantem o retorno do investimento em até 36 meses

No ramo da construção civil, a qualidade e a localização do empreendimento aliadas à preocupação com o meio ambiente são, cada vez mais, fatores imperativos para atrair novos moradores. Em Jaraguá do Sul, a Proma já fornece água quente nos apartamentos dos condomínios residenciais Piemonte, Vernon e Villeneuve por meio de sistemas tecnológicos de energia solar para água de consumo (banheiro, cozinha e lavanderia).

Foto 12

Fábio da Silva, gestor da Tecnosol – empresa jaraguaense que atua na fabricação de coletores solares e é a responsável pelos projetos de aquecimento solar da Proma Incorporações, explica que o aquecimento solar é ecologicamente correto, sendo uma das principais iniciativas sustentáveis que garantem o retorno do investimento em até 36 meses – tanto em condomínios residenciais, quanto em casas, clubes, hotéis, entre outros. “Um aquecedor solar é uma miniusina com capacidade para produzir energia em forma de água quente no local onde será consumida. Ao mesmo tempo em que capta, armazena. Todo o sistema é composto por coletores, reservatório térmico, tubulação própria, além de um sistema de aquecimento auxiliar para dias chuvosos, que pode ser elétrico ou a gás”, esclarece Silva.

Os aquecedores solares podem ser usados em qualquer lugar em que há a necessidade de água quente e existem duas linhas: sistemas para água de consumo – chuveiros, banheiras de hidromassagem, torneiras de cozinhas e lavanderias – e para piscinas. Na maior parte das cidades brasileiras – como é o caso de Jaraguá do Sul –, em ambos os casos a tecnologia do aquecimento solar aproveita a energia proveniente do sol e, no caso do sistema de água para consumo, a temperatura chega a aproximadamente 70°C no verão e 50°C no inverno. Silva esclarece, no entanto, que podem ocorrer variações conforme a cidade, a tecnologia empregada, as condições climáticas e de instalação.

É importante salientar também que o aquecedor funciona em dias nublados, atuando, porém, com menor intensidade. “O sistema permite que, mesmo em regiões frias, como as do sul, haja uma grande economia. Estima-se que, em média, por meio dos aquecedores solares, têm-se água quente gratuita durante 75% do ano proveniente de uma fonte de energia renovável, não poluente e abundante no país. Ou seja, é possível tomar banho gratuitamente durante nove meses”, assegura Silva.

Não se esqueça!

Além de ser uma tecnologia sustentável que gera equilíbrio energético e economia de 50% na conta de energia, outros atributos positivos também justificam o uso de aquecedores solares: retorno do investimento em até 36 meses, valorização do imóvel, conforto, custo baixo de manutenção e durabilidade (a vida útil de um aquecedor solar ultrapassa 20 anos e 95% dos componentes podem ser reciclados).

 


Deixe um comentário