Quer fazer um móvel usando caixas de feira? Antes de colocar a mão na massa, confira as dicas da produtora Camile Comandini e que estão disponíveis no site da revista Casa e Jardim: http://goo.gl/tF7pfK.
- Feitos de madeira de baixa qualidade, os caixotes precisam ser escolhidos com atenção. Prefira sempre os modelos mais novos, firmes e de tons claros.
- Caso seu projeto demande várias unidades, como, por exemplo, uma estante, procure comprar todas no mesmo lugar. Maiores são as chances de o conjunto ficar estável.
- Prefira as caixas que transportaram laranjas. São mais fortes e aguentam peso.
- Por ser rústica, a madeira costuma ter farpas. Para removê-las, lixe toda a superfície, incluindo os vãos entre as ripas. Com a lixadeira elétrica o trabalho fica mais fácil.
- Ainda que se saiba da procedência das caixas, antes de pintá-las passe um produto anticupim, à venda em lojas de material de construção.
- Entre pintar os caixotes com tinta spray ou látex, prefira a segunda opção, passada com rolo de pintura. Duas demãos são suficientes.
- Revestir a madeira com tecido é uma boa ideia. Use cola branca, espalhando-a com um pincel largo ou rolo. Lembre-se de que a versão com tecido não poderá ficar em áreas externas.
- Se você pretende parafusar o caixote na parede, atenção na hora de furar: por ser relativamente frágil, a madeira da base pode rachar.
- Ao colocar rodízios, prefira os modelos de encaixar (e não de furar), encontrados em casas de ferragens.
- Caixotes dão graça e estilo ao ambiente, mas são soluções temporárias. Quando utilizados em funções mais leves – cachepô, caixa de brinquedos, revisteiro – eles duram mais tempo.