Descubra as principais diferenças entre os móveis planejados e os feitos sob medida

Na hora de projetar os móveis da casa, além de um visual impecável, é necessário dar atenção para outros pontos favoráveis a uma decoração atraente e aconchegante. Afinal, em qual tipo de móvel apostar: planejados ou sob medida? E quais as diferenças entre eles?

Veja as dicas relacionadas pela Revista Zap Imóveis sobre o assunto e saiba como unir bom gosto, valores acessíveis e praticidade em um único espaço da sua casa.

principais-diferencas-entre-moveis-planejados-e-sob-medida

Para planejar os móveis da casa, geralmente se preza pela beleza e praticidade aliadas à personalização dos ambientes conforme a necessidade, o perfil e o espaço disponível. Para isso, o mercado oferece várias opções de móveis planejados e sob medida – que podem ser adaptados para qualquer ambiente.

Diferenças entre móveis planejados e móveis sob medida

Ambos têm como matéria-prima básica painéis de madeira pinus ou eucalipto.

Móveis sob medida são projetados por profissionais especializados com base na medida exata do imóvel, partindo do zero. Assim, cada peça possui um corte específico e se encaixa perfeitamente nos espaços. Essa técnica permite que alguns móveis sejam trabalhados de forma mais detalhada, com aplicação de molduras mais elaboradas, além de preencher espaços vazios com perfeição, explica o marceneiro Antônio Roberto Alves. As suas vantagens estão, especialmente, na possiblidade do marceneiro criar detalhes como frisos, molduras e recortes.

O móvel planejado consiste em uma modulação padrão de medidas, ou seja, são usados módulos pré-fabricados em dimensões padronizadas que se encaixam entre si, sendo finalizados com peças de acabamento. A partir das peças determinadas pela fábrica, as lojas do ramo desenvolvem o projeto com desenhos em programas computadorizados, segundo explicações da arquiteta Daniela Soares.

diferencas-entre-moveis-planejados-e-sob-medida diferencas-entre-moveis-planejados-e-sob-medida (2)

Prazos de entrega para móveis planejados e sob medida

Considerando que os móveis sob medida são projetos pensados individualmente, tanto no design quanto na fabricação, eles precisam de um prazo maior para a produção. O processo de compra e execução dos móveis planejados pode levar, em média, 45 dias (15 dias para o desenvolvimento do projeto e 30 dias para a entrega e a execução). Já os móveis sob medida, desenvolvidos separadamente e somente por marcenarias, podem demandar mais tempo, em torno de 60 dias. Para qualquer uma das escolhas é necessário planejar todo o processo com antecedência.

Facilidade na revenda do imóvel mobiliado

De acordo com Daniela Soares, alguns imóveis geralmente são vendidos mais rapidamente quando já estão mobiliados com móveis planejados e/ou sob medida. “O projeto já pronto ajuda as pessoas que não conseguem imaginar o imóvel mobiliado e sentem-se inseguras para fazer a escolha de móveis novos”, explica.

Agora, é só escolher o tipo de móvel que deseja para o seu ambiente e decorá-lo com personalidade e aconchego.

 

FONTE: Revista Zap Imóveis


Deixe um comentário