O engenheiro da Proma, Roberto Reis, afirma que um dos momentos mais gratificantes de uma construção é a vistoria. “É nessa hora que as pessoas vibram e é muito bom perceber essa alegria”. Mas, você sabe o que é vistoria? Quando acontece e como funciona?
Acompanhe!
Se você comprou uma casa ou apartamento e chegou a hora de receber as chaves você precisa fazer uma vistoria, que é fundamental porque a empresa precisa lhe entregar o imóvel exatamente como o prometido e combinado.Visite o imóvel durante o dia, em um dia de sol, pois é fundamental uma boa iluminação para que você possa observar possíveis problemas.
Você deve abrir e fechar todas as portas do imóvel para verificar se estão fechando corretamente. Veja se as fechaduras estão funcionando. Aproveite e verifique a situação da pintura das portas. Leve um espelho para ver se a parte superior e inferior da porta está pintada. Faça o mesmo procedimento com as janelas. Você deve abrir e fechar as janelas e verificar se tudo funciona corretamente. Observe que as janelas precisam estar impermeabilizadas – normalmente isso é feito com uma camada de silicone nas bordas da janela para evitar a infiltração de água. Verifique se os vidros estão arranhados ou trincados.
Você terá que verificar toda a cerâmica da casa. É comum pisos e azulejos danificados devido a queda de alguma ferramenta durante a obra ou pisos rachados, desalinhados, mal colocados, trincos, etc.
Olhe todas as louças do imóvel. Você precisa realmente olhar os vasos sanitários, pois é comum a instalação de vasos sanitários trincados. Olhe também as pedras da cozinha, as cubas. Observe se as cubas metálicas, torneiras, peças de inox, estão arranhadas, riscadas ou com manchas de produtos químicos.
Teste todas as tomadas da casa. Leve alguma coisa que possa ser ligada nas tomadas para testar. Você também deve colocar lâmpadas em todos os bocais de luz para testar se os bocais e interruptores estão funcionando. Veja se a campainha, se tiver, está funcionando.
Abra todas as torneiras. Veja se as torneiras estão com água e se estão funcionando. Deixe aberto por algum tempo para ver se existe vazamento na tubulação das torneiras. Teste todas as descargas dos vasos sanitários. Feche o registro e verifique se ele está funcionando. Veja se existem torneiras pingando. Ligue os chuveiros e veja se a água está descendo naturalmente para o ralo ou se está se acumulando.
Se for encontrado algum problema comunique a construtora. Só aceite as chaves quando o imóvel estiver conforme o prometido e com tudo funcionando corretamente. Se algum problema passou sem você perceber, você tem até 90 dias para reclamar. Uma dica interessante é levar uma câmera de vídeo ou uma máquina fotográfica para tirar fotos ou filmar tudo que apresenta problemas.
A Proma garante o padrão de qualidade de todos os seus empreendimentos. Confie no nosso trabalho – esperamos você!
Fonte: Gazeta On-line