Os especialistas defendem a existência de vários tipos de inteligência, mas, entre todas elas, a mais importante e valorizada no âmbito profissional é a inteligência emocional.
Sabe porquê?
Porque as empresas procuram, cada vez mais, por colaboradores que sabem trabalhar bem em equipe. Aprender com os próprios erros é outra qualidade dos candidatos que revelam uma inteligência emocional acima da média.
Para fortalecer a inteligência emocional e aumentar a capacidade de liderança, há quatro dicas muito simples. São elas:
Ter cuidado com as atitudes
Tente manter-se focado e atento ao seu comportamento, dentro e fora do ambiente profissional. Analise as suas ações e o modo como trata as pessoas ao seu redor. Cuidado também com o que publica nas redes sociais.
Controlar as reações
Controle as suas respostas ao que acontece à sua volta. Cuidado com a forma como reage às diferentes situações do dia a dia e evite tomar decisões que possam ser prejudiciais no futuro.
Acreditar no próprio potencial
Acredite em si mesmo! Só assim você terá mais forças para enfrentar os diferentes desafios do dia a dia. Mostrando-se confiante, é possível mentalizar e assimilar a sua capacidade para lidar com os problemas e, assim, resolvê-los mais facilmente.
Aprender a respeitar e a valorizar os colegas de trabalho
Aprenda a ouvir as pessoas que estão à sua volta. Coloque-se no lugar do outro antes de agir e trate-o com respeito. Valorize a comunicação, pois a interação é fundamental, sobretudo no ambiente de trabalho.
Preparado para estimular a sua inteligência emocional?
Fonte: Universia
Fonte (imagem): Sbie
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