O uso de madeira em banheiros pode criar um ambiente aconchegante e sofisticado, porém, o uso desse material traz dúvida sobre a durabilidade devido à umidade.
Complicações relacionadas ao uso do material, no entanto, podem ser minimizadas com a atenção à escolha dos tipos de madeira e aos cuidados após a instalação.
QUAL MADEIRA USAR NO BANHEIRO?
Aplicar madeiras densas, que resistem melhor a umidade:
- Cumaru
- Jatobá
- Ipê
- Peroba-rosa
Outra sugestão é o uso de MDF preparado para áreas úmidas, que pode ser revestido com folha de madeira natural.
EM QUAIS ESPAÇOS DO BANHEIRO PODE USAR A MADEIRA?
Pensar em qual local a madeira será instalada também ajuda a evitar possíveis danos ao material. “Colocar madeira em área úmida é diferente de aplicar em um local com acúmulo de água”, pontua a arquiteta Juliana. Assim, o material costuma ser utilizado em portas, armários, tampos, nichos e prateleiras.
Ainda é possível revestir a parede, indo até a metade dela. É necessário observar se há circulação de ar próximo a madeira, a fim de evitar que ocorra o acúmulo de umidade. “O risco do uso é jogar água diretamente na madeira e não secar em seguida. Mas quase todos os gabinetes de banheiro são de madeira, seja MDF colorido, seja de folha natural”, explica.
COMO CUIDAR DA MADEIRA?
Quando for adicionar madeira em ambientes úmidos é importante impermeabilizar o material. Verniz, cera e resina são opções para tratá-la e evitar a penetração de água. “Essa aplicação precisa ser sempre refeita. Cada situação e material requer periodicidade diferente de reaplicação”, lembra Juliana.
Mesmo com a impermeabilização, é preciso tomar cuidado para não molhar nem deixar cair produtos químicos. Para limpeza, passe um tecido úmido e, em seguida, seque.
Você já conhecia essas informações sobre o uso da madeira no banheiro?
Fonte: Casa e Jardim