Móveis de palha para compor a decoração

Antigamente, era muito comum encontrar a palha nos assentos e encostos das cadeiras da sala, do balanço ou nas cabeceiras de cama. Mas, durante um bom tempo ela saiu de cena, retornando agora com força total.

Atenção! Engana-se quem pensa que as peças de palha se restringem à casa da praia ou do campo – elas ficam bem em qualquer lugar e em qualquer ambiente. Basta ter personalidade.

Para a arquiteta Adriana Victorelli, a palha é considerada um clássico. “Por um tempo ficou restrita à decoração provençal, mas agora volta com cadeiras, poltronas e móveis de design autoral na contemporaneidade da decoração”, diz.

Cadeiras de palha na mesa de jantar e  cestos de palha

Do mesmo modo, o arquiteto Augdan de Oliveira Leite considera que os móveis de palha estão em evidência. “Temos vários tipos de palha, como malacca, lana da Índia, folha de bananeira, junco, entre outros materiais”, relaciona.

Como usar palha na decoração

Para usá-los é necessário levar em consideração a decoração de cada local. “Em casa de campo e de praia a palha combina muito bem, mas também pode ser usada em casas na cidade”, avalia Adriana.

Espaço aberto de um salão de festas com duas poltronas, mesa de centro e sofá de palha

Na opinião de Augdan, uma maneira de deixá-la mais moderna e, assim, combiná-la melhor, é pintar ou laquear, pois dá um efeito muito interessante para o móvel. “O importante é ter criatividade e bom gosto. Não se deve ter preconceito com esse tipo de material. É possível usá-lo de forma interessante, deixando a decoração bastante inusitada”, reforça Augdan.

Base do sofá e mesa de centro de palha pintados de azul

Ele aponta, no entanto, que a manutenção da palha pode ser difícil. “Existem pessoas especializadas em consertar esse tipo de produto, mas não é fácil achar porque é um trabalho bastante artesanal”, afirma o arquiteto.

Adriana acredita que vale muito a pena procurar um empalhador ou uma loja de restauro para recuperar uma peça de trama original. “Os designs mais contemporâneos voltam sem o entalhe e pinhão das cadeiras, com marcenaria de linhas mais retas”, conclui.

O que você acha de usar móveis de palha no seu lar? Nós queremos saber a sua opinião!

Fonte: Revista ZAP Imóveis


Deixe um comentário