Os nichos são uma solução arquitetônica relativamente nova. Eles vieram para substituir as estantes de um jeito mais descontraído. Como se tratam de unidades independentes, funcionam como uma espécie de quebra-cabeça. Podem estar dispostos de maneira regular, como uma estante ou, ainda, ser encaixados entre gavetas e prateleiras. Alternar nichos abertos com peças fechadas facilita a organização de quartos e escritórios. A parte fechada é destinada a documentos, papeis e itens que não exigem exposição, enquanto as abertas servem como vitrine para obras de arte e objetos decorativos.
As prateleiras em forma de casulo também disfarçam imperfeições da planta, como parte de uma viga que ficou em evidência ou um vão que é muito pequeno para colocar outro móvel. Eles aparecem em qualquer cômodo, mas são mais comuns nos quartos e salas. “Quando fazemos nichos nos quartos, especialmente nos de criança, dá para brincar e fazer de vários formatos, retangulares, redondos e até triangulares”, explica a arquiteta Gabriela Matos.
Já a arquiteta Natasha Villaça acredita que os casulos do quarto têm a função de multiplicar o espaço para armazenar pertences, como prateleiras, ou virar um armário desmembrado com várias profundidades. As células mais fundas guardam peças maiores e as mais rasas, objetos menores, como um porta-retratos. “Na sala ele desempenha um papel nobre, de expor um item valioso ou importante, que mereça destaque.” No banheiro ele costuma ser mais funcional, fica embutido na parede e pode ter fundo de pastilha ou mármore.
A versatilidade é vista também nos materiais. Os nichos podem ser confeccionados em madeira, fórmica, laca e drywall. “O gesso não é tão resistente quanto a madeira, mas é uma alternativa mais rápida e econômica”, compara Natasha. Não é necessário fazer um fundo, mas alguns moradores optam por ele para proteger a pintura da parede. A cobertura pode ser de vidro, espelho, tecido ou até do material do próprio casulo, como madeira. O modo de fixar depende do que o nicho vai armazenar. Se for livros ou objetos pesados, vale reforçar com parafusos e chamar um profissional para o serviço.
Fonte: PRIMAPAGINA, especial para o Terra