Arquiteta lista diferenças entre pisos de madeira e imitações

Michelle Achkar(Terra)

Quem gosta do aspecto que a madeira confere ao chão fica repleto de dúvidas na hora de escolher o piso para a casa. É que, além da madeira propriamente dita, há muitas opções que imitam seu padrão: carpete de madeira, porcelanato, piso vinílico, piso frio, laminado, cimentício.

Entre eles, o mais utilizado é o laminado, segundo a arquiteta Lucilene Leitte. E isso se deve à rápida instalação e fácil manutenção, além da resistência aos riscos. É uma boa pedida para quem tem crianças em casa e animais de estimação. Para a área externa, a preferência da profissional é o cimentício, pelo aspecto quase natural, durabilidade, fácil manutenção e propriedade atérmica.

Aos que não abrem mão da madeira, os pisos prontos são a melhor opção, na opinião de Lucilene. “Por não precisar do processo de raspagem e aplicação de produto para acabamento, permite que seja instalado em até dois dias dependendo da metragem. Na hora de instalar, o ideal é que todas as fases da obra estejam prontas, para evitar riscos, ficando somente a última demão de tinta para depois da instalação. Devido a esse produto os pisos de madeira tradicional já não são muito utilizados”, explicou.

Cor
Na hora de escolher a cor do piso, pense no todo para evitar que coloque muitos tons diferentes de madeira. Mas saiba que também não é interessante que o chão tenha a cor dos móveis. Quando o assunto são ambientes diferentes, um mesmo padrão de piso traz a sensação de que o espaço é maior. Mas pode-se, sim, investir em produtos e materiais diferentes em cada cômodo, basta usar o bom-senso. “Só é necessário se atentar às espessuras dos materiais para que não haja desníveis entre cada ambiente”, aconselhou a arquiteta. Vale acrescentar que os pisos que imitam madeira de demolição e tons de madeira mais acinzentados estão em alta.

Em dúvida sobre qual piso escolher? Clique aqui e confira os comentários da arquiteta.


Deixe um comentário