Você já parou para pensar quais são os custos e os benefícios da contratação de um profissional especializado para sua obra/reforma?
Planejamento = economia (colocar no papel tudo o que será realizado permite prever futuros problemas e corrigi-los, permite ver como ficará em planta, elevação e perspectivas o que se imaginou e assim descobrir se o resultado será o esperado antes de se iniciar a obra);
Custo de um projeto arquitetônico = valor muito pequeno em relação ao custo total da obra, ainda mais considerando a economia que o planejamento pode trazer a curto e longo prazo;
Quantas vezes você pretende construir/reformar? Por quanto tempo o que você está planejando irá durar? Um profissional da construção/decoração que estudou durante anos e que trabalha na área tem uma visão ampla de conceitos e conhecimentos que aumentam as chances de se obter o resultado almejado, buscando soluções econômicas e sustentáveis.
Projeto e obra
Os valores são em função dos serviços contratados. Peça ao profissional para que discrimine quais os serviços que ele presta e quais os valores de cada etapa. Os valores podem variar muito, seja por região, seja pelo profissional contratado. Maneiras de cobrança:
% — Porcentagem em relação ao valor total da obra;
m² — Por metro quadrado construído/reformado;
/h — Em função da hora técnica.
(acompanhar uma obra é diferente de administrar, pois acompanhar significa que o profissional irá verificar se a obra está sendo realizada de acordo com o que foi projetado; já administrar a obra significa elaborar planilhas de orçamentos e realizar as compras, verificando preços, quantidades e qualidade. Os valores destas atividades são distintos e normalmente o valor para se administrar uma obra é maior e cobrado separadamente).
Formas de Pagamento
Uma das maneiras mais comuns de realizar o pagamento é em função das etapas do projeto (porcentagens em relação ao valor total):
Estudo Preliminar: 20%
Anteprojeto: 40%
Estudo Legal: 10%
Projeto de Execução: 15%
Detalhamento: 15%
Fonte: “Clique Arquitetura”