Guardar os alimentos corretamente na cozinha não é tarefa das mais fáceis, sabia?
Isso porque cada tipo de alimento tem as suas próprias características e a maneira como é acondicionado interfere na textura, no sabor e até na manutenção do valor nutritivo.
Confira uma lista de alimentos e os locais ideais para serem guardados!
BATATAS
O lugar das batatas não é na geladeira, sabia? Se elas passam tempo demais na geladeira, o amido presente em seu interior pode produzir uma substância nociva à nossa saúde. Se você mora num lugar muito quente, é ideal comprar em pequena quantidade e deixar gelando por pouco tempo.
Onde guardar? Na despensa ou na cozinha. Mantenha as batatas em ambiente escuro, fresco e com circulação de ar.
CEBOLA
A cebola também não gosta de morar na geladeira. No frio, a cebola tende a cristalizar e pode “perfumar” seus vizinhos com seu aroma característico.
Onde guardar? Assim como a batata, a cebola precisa de oxigênio para manter a consistência. Guarde-a num ambiente aberto, livre de umidade, e ventilado.
TOMATES
A temperatura ambiente é a melhor pedida, pois o resfriamento impede que o alimento amadureça direito. No tomate maduro o gosto adocicado se intensifica, assim como a presença de compostos poderosos, como o licopeno – antioxidante associado à prevenção do câncer.
Onde guardar? Fora da geladeira. Se os frutos já estiverem maduros, aí sim devem ir para a geladeira.
ALHO
O alho dura até dois meses se guardado em temperatura ambiente. Na geladeira, a sua expectativa de vida é menor. O frio estimula a formação de bulbos, aquelas pontinhas verdes saindo dos dentes mais velhos, sabe? Agora, se o alho for picado ou descascado, aí sim devem ficar na geladeira e em potes bem fechados.
Onde guardar? Do lado de fora da geladeira e em local arejado.
OVOS
Para quem guarda os ovos na porta da geladeira, saiba que não é o lugar correto. Com a variação da temperatura, do abre e fecha da porta, o ovo pode estragar mais rápido. As sacudidas constantes ainda promovem o aparecimento de pequenas fissuras que favorecem o aparecimento de micróbios nocivos.
Onde guardar? Na parte interna da geladeira.
VERDURAS
Elas são sensíveis ao frio, por isso a melhor pedida é guardá-las na parte debaixo da geladeira. Para mantê-las fresquinhas, guarde-as secas em recipientes com pouco ar, como potes tampados ou sacos plásticos vedados.
TEMPEROS
Se o clima estiver ameno, o vinagre aguenta firme fora da geladeira. Em regiões quentes é melhor que fique na geladeira para barrar mudanças indesejadas no gosto, no cheiro e na aparência. O azeite combina mais com a temperatura ambiente e protegido da luz.
Onde guardar? Em geral se dão bem com ambientes frescos.
CAFÉ
Muitas pessoas guardam o café na geladeira, acreditando que ele ameniza os outros odores. Isso de fato acontece, pois o café absorve os aromas próximos a ele e de quebra espalha a sua essência. Guardar o café na geladeira também aumenta a durabilidade do produto, se compararmos com a conservação em temperatura ambiente. Mas tem um detalhe: certifique de que o pote ou a embalagem estão bem fechados, caso contrário, o sabor e o cheiro da bebida podem ser alterados.
Conta pra gente: você está armazenando corretamente os alimentos? Se tiver mais alguma sugestão deixe o seu comentário!
Fonte: Organize sem Frescuras