Você sabia que o mofo ou o bolor são causados pela ação dos fungos que proliferam em ambientes quentes, úmidos e com pouca luminosidade? Ou seja, onde há umidade em excesso pode haver mofo.
Mas, de onde pode vir essa umidade capaz de mofar paredes, armários e objetos? De um encanamento furado e, acreditem, até de banhos quentes, que provoca um excesso de vapor com pouca ventilação.
Para se livrar de vez do mofo nas paredes, é preciso removê-lo da maneira correta – caso contrário, ele continuará a crescer.
Para ajudar neste processo, confira algumas dicas:
1. Prevenir é a melhor solução
Geralmente, as manchas aparecem nas paredes e/ou no teto, mas é importante observar que a porta de entrada da água na casa está nos alicerces e lajes de cobertura, por isso estas áreas devem ser impermeabilizadas sempre. Uma impermeabilização eficiente protege a casa de toda a umidade e o ideal é que seja feita antes do acabamento.
2. Mas, e se o problema já existe, como solucionar?
Para recuperar uma parede mofada o primeiro passo é realizar a limpeza e a desinfestação do local. Após a secagem deve-se utilizar produtos de impermeabilização específicos para combater e proteger a parede contra a umidade.
3. A umidade pode estar vindo de fora
Neste caso, é fundamental impermeabilizar as paredes externas e a laje para evitar que a água entre em sua casa.
4. Quando pedir ajuda?
Se a umidade e o bolor estiverem em um processo muito severo, comprometendo a resistência da argamassa, com esfarelamento ou desplacamento da parede, pode estar acontecendo um problema mais grave. Neste caso, o ideal é contar com a ajuda de um especialista para avaliar a situação e indicar o procedimento mais adequado.
Caso você tenha mais alguma dica, compartilha com a gente 🙂
Fonte: Casa e Jardim
_____
Leia também:
- Clique aqui e confira as dicas para evitar o mofo nas roupas.
- Como acabar com o mofo dentro dos armários? Clique aqui e confira.