A arquiteta Sabrine Santos recebeu a encomenda de fazer o refúgio de um empresário que mora nos arredores de São Paulo. A matéria-prima eram dois velhos flats de 24 metros quadrados, sem divisão entre áreas social e privada. A referência para a decoração foi o quarto todo branco de um hotel com o qual o cliente se encantara ao se hospedar em Madri. Muitas reformas depois, o empresário recebeu uma residência de 48 m² de design moderno e minimalista, com quarto e sala separados.
Apesar de juntar os dois apartamentos, a arquiteta preferiu não derrubar a parede entre eles – abriu apenas uma porta de passagem. Dessa forma, um dos flats ficou apenas para a área privada (quarto, banheiro, copa e escritório) e o outro para a área social (cozinha, banheiro, sala de jantar e de TV).
Para definir o design interior do imóvel, a arquiteta partiu não só do hotel citado pelo cliente, mas também buscou referências em outros empreendimentos hoteleiros marcados pelo perfil clean. Com isso, o branco predominou nos ambientes, sobretudo nos móveis e no piso. Sabrine lembra que esta cor é uma tendência atual na decoração e ajudou a dar um ar minimalista e moderno ao projeto. No quarto, no entanto, um grande painel de madeira atrás da cama ajuda a aquecer o ambiente.
Mesmo juntando os dois pequenos flats, o espaço continuou a ser algo escasso no imóvel. Por isso, Sabrine decidiu usar principalmente portas de correr. Elas estão presentes nos armários e na divisória entre os dois apartamentos. Além disso, desenhou todos os móveis de marcenaria, adequando-os aos 48 m² disponíveis.
Já o sofá da sala de televisão é uma antiguidade que o cliente fez questão de utilizar e combinou bem com o design moderno da mesa de jantar Saarinen. Um grande painel encurvado, por sua vez, dá um toque de elegância e separa o quarto do escritório.
Fonte: PRIMAPAGINA, especial para o Terra