Quando pensamos no planejamento de tomadas, a cozinha pode ser deixada de lado. Atenção!
Primeiramente, o que vem à mente são escritórios, salas de TV ou quartos, mas considerando os eletrodomésticos, a cozinha é um dos cômodos que mais exige um bom planejamento.
“A cozinha é o ambiente de maior variedade de eletrodomésticos e equipamentos elétricos, sejam eles de porte grande, sejam de pequeno.
O planejamento das tomadas deve garantir que todos esses aparelhos possam ser usados de forma simultânea e segura, sem esquecer a funcionalidade de um ambiente com alta demanda de trabalho.
Outro ponto crÃtico é a proximidade com água, o que exige atenção redobrada a fim de garantir a segurança”, conta a arquiteta PatrÃcia.
Nos últimos anos, o número de eletrônicos que temos em casa multiplicou e a tendência é crescer ainda mais. Com isso, arquitetos têm procurado novas soluções para armazenar mais tomadas sem prejudicar o visual do ambiente.
Outro problema enfrentado é o de construções mais antigas não terem tomadas suficientes para as rotinas atuais, e a adição de novos pontos não pode ser deixada de lado.
“As tomadas embutidas na marcenaria são maravilhosas, justamente porque pode colocar até uma tampa para fechar o acesso à energia. Desta maneira, quando não está em uso, fica um visual limpo, e quando está sendo utilizada, também não fica aquele monte de fio pendurado”, finaliza Cristiane.
O número de tomadas na sua cozinha é o suficiente?
———
Fonte: Casa e Jardim