A umidade excessiva nos ambientes internos de casa é uma condição propícia para o aparecimento de bolor e mofo – formados por fungos –, que podem afetar a saúde e o bem-estar, além de causar danos em paredes, móveis, objetos e roupas.
1. APOSTE NA VENTILAÇÃO
A ventilação é uma das formas mais simples e eficazes de reduzir a umidade em casa, já que a circulação de ar fresco ajuda a dissipá-la. Por isso, a dica é abrir janelas e portas dos cômodos, especialmente durante as horas mais secas do dia. Nos períodos de chuva, no entanto, essa atitude pode aumentar a umidade em casa.
2. VERIFIQUE VAZAMENTOS E INFILTRAÇÕES
Entre as causas do aparecimento de umidade nas casas, estão as infiltrações e os vazamentos em canos. “Fique de olho em rachaduras nas paredes e verifique se há possíveis vazamentos nessas áreas”, diz a personal organizer Rafa Oliveira. Em caso positivo, o reparo deve ser imediato.
3. USE DESUMIDIFICADORES
Use desumidificadores – ao controlar a umidade, o equipamento ajuda a prevenir o crescimento de mofo e bolor, impactando positivamente a qualidade do ar interno.
4. EVITE SECAR ROUPAS DENTRO DE CASA
A atividade é contraindicada porque a umidade contida nas peças é liberada no ar, contribuindo para aumentar a umidade interna. A dica é secar as roupas ao ar livre (se possível) ou usar uma secadora com saída externa.
5. USE SELANTES E IMPERMEABILIZANTES
Uma boa aposta é a aplicação de selantes e impermeabilizantes nas paredes, nos pisos e nas janelas para evitar a penetração de umidade. Esses produtos criam uma barreira que impede a passagem de água, o que contribui para a manutenção de um ambiente mais seco.
7. CUIDADOS COM BANHEIROS E COZINHAS
As áreas de banheiros e cozinhas são propensas a gerar umidade devido ao uso da água, que gera vapor. Uma opção é usar exaustores e ventiladores e sempre verificar se estão funcionando corretamente. Certifique-se de que eles estejam direcionados para o exterior, permitindo a expulsão do ar úmido.
No banheiro, a dica do biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, é não deixar as toalhas úmidas e dobradas, pois facilita o desenvolvimento de germes que podem contaminar quem as usa.
8. CUIDADOS COM O QUARTO
Abra a janela assim que acordar para o ar ventilar o ambiente diariamente. O mesmo se aplica aos armários – deixe-os ventilar por pelo menos meia hora por dia.
Quando se levantar, não arrume a cama imediatamente. É importante deixá-la respirar um pouco, porque se perde líquido através do suor, inclusive durante a noite.
9. MÓVEIS NA PAREDE
Não encoste os móveis, por exemplo, o sofá ou a cama, diretamente na parede.
Essas dicas foram úteis para você? Comente.
Fonte: Casa e Jardim
________
LEIA TAMBÉM: