Pia, geladeira, fogão, mesa, cadeiras e… uma árvore! Foi assim, com uma solução completamente inusitada, que os arquitetos Fernanda Bessone e Raul Moras conseguiram conciliar dois pedidos do proprietário de uma casa no Rio de Janeiro: ampliar a cozinha e preservar um grande jasmim manga que ficava no fundo do terreno. “O cômodo era pequeno e o dono da casa cozinha super bem e adora receber convidados. Então, sugerimos incorporar a árvore à cozinha”, conta Fernanda. O que parecia uma ideia maluca mudou completamente esse espaço da casa.
Os arquitetos ampliaram a área da cozinha construindo ao redor da árvore. Para isso foi criado um pequeno jardim em parte do piso, para que a planta “tivesse terra para viver feliz”, nas palavras da arquiteta, e construído um telhado feito de estruturas metálicas e placas de policarbonato transparente, com abertura para que a árvore não sufocasse e recebesse chuva sem molhar a área interna.
Para evitar possíveis problemas de umidade, pois a água utilizada para regar o jardim evapora, ao lado do tronco foi erguido um muro de pedra. Tudo isso produziu um efeito esplêndido. De certa maneira, a casa ganhou um jardim de inverno em plena cozinha.
Aumentar o tamanho do cômodo, porém, não era o único desejo do proprietário. Ele também queria ter um fogão industrial em casa e, para realizar esse sonho, os arquitetos derrubaram a parede que separava a cozinha da sala de jantar, integrando os dois ambientes, e fizeram uma ilha no meio do novo espaço para instalar o fogão. A estrutura foi construída com tijolos refratários, que absorvem calor, e coberta com pastilhas vermelhas. Por fim, os arquitetos aumentaram a bancada da cozinha e colocaram uma mesa entre o fogão e a árvore.
“O resultado ficou ótimo, o morador adorou. Ele pode cozinhar de frente para a árvore, mas, ao mesmo tempo, interagir com seus convidados que estão na sala de jantar”, conta Fernanda. Segundo ela, a nova cozinha agradou tanto que agora as pessoas só ficam nela e quase não usam mais a sala de jantar. “E, olha, ele cozinha muito bem mesmo, nós mesmos já provamos”, brinca a arquiteta.
Fonte: Terra