Um sofá confortável é a peça que pode transformar completamente a sala de estar. Os diversos modelos permitem muitas combinações e disposições no ambiente. Eles podem ser neutros ou coloridos, trazendo mais personalidade e se tornando o ponto focal do espaço.
Ao lado de especialistas, separamos as principais cores de sofás que serão tendência em 2023. Confira a seguir.
Para Ana Paula Bittencourt, sócia diretora da Mitte Design Mobel, o Viva Magenta, cor do ano pela Pantone, será a principal fonte de inspirações e carregará os tons terrosos. Esses tons devem aparecer como secundários na decoração, como em almofadas, mesas laterais ou até mesmo em poltronas.
Para a profissional, as tonalidades quentes trazem acolhimento para o lar e são um dos fatores que fazem diferença na hora de comprar móveis e objetos para a casa. “Unir tons que trazem acolhimento a um sofá é, sem dúvidas, uma combinação perfeita”, diz Ana.
Para Andressa Danielli e Vanessa Pasqual, do escritório ADVP Arquitetura, o verde, o azul, os tons terrosos o off white o cinza serão as principais cores em lares brasileiros, já que simbolizam aconchego e sofisticação. Esses tons combinam perfeitamente com a madeira, que aquece os ambientes e ainda confere conforto.
A arquiteta Sabrina Salles aposta no cinza claro, off white, verde musgo, amarelo queimado e azul marinho como principais tendências. Essas cores podem transformar o humor de quem está na casa, já que os tons quentes animam o espaço, e os frios acalmam.
A dica de Sabrina é optar por tons mais neutros no decor quando optar por um tecido colorido no sofá. Caso queira um ambiente minimalista, siga a paleta e coloque quadros com cor para dar uma ‘quebra’ quando desejado.
As cores mais quentes podem ser neutralizadas com o cimento queimado ou com a madeira em um tom mais claro, enquanto cores frias combinam super bem com a madeira, que aquece o ambiente.
Qual será a cor do seu sofá?
Fonte: Casa e Jardim
________
LEIA TAMBÉM:
COMO ESCOLHER O SOFÁ DE CANTO? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.
SOFÁ: COMO EVITAR A PROLIFERAÇÃO DE ÁCAROS? CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.