Falar de arquitetura sempre é bom. Mas, falar sobre os avanços arquitetônicos e as infinitas possibilidades para o crescimento de uma cidade, estado ou país é melhor ainda!
Em janeiro, foi apresentado o projeto da torre Caleido, quinto e último arranha-céu do projeto Castellana, na região norte de Madri. Segundo informa o El País, o edifício projetado por Fenwick Iribarren e Serrano-Suñer Arquitectura terá 181 metros de altura e 36 pavimentos, e abrigará o primeiro campus universitário vertical de Madri (IE University), com 48 mil metros quadrados e capacidade para seis mil alunos. Além disso, o arranha-céu incluirá uma clínica médica de 11 mil metros quadrados, um espaço comercial e áreas verdes.
Caleido se junta ao projeto Cuatro Torres (CTBA), que reúne os quatro arranha-céus mais altos da Espanha, concluídos em 2009. Devido à crise econômica que ainda atinge o país, foi cancelada a construção do Centro Internacional de Convenções em um quinto edifícios. Caleido ocupará este papel após um concurso público promovido pela Prefeitura de Madri.
A construção do edifício está prevista para 2019.
Incrível, não?
Fonte: ArchDaily (Via El País, El Mundo, La Razón)