Com a falta de espaço dos apartamentos das grandes cidades, a cozinha acabou ficando restrita a corredores estreitos, espremida entre a sala de estar e a área de serviço. Para sair do aperto, arquitetos e decoradores propõem transformar esse pedacinho da casa num espaço gourmet.
Com planejamento e eletrodomésticos especiais, é possível fazer da cozinha um lugar para reunir amigos, beber vinho e cozinhar à vontade. Um dos segredos é recorrer a móveis e equipamentos multiuso. Já existem no mercado fornos elétricos que também funcionam como micro-ondas e adegas que podem ser usadas como frigobar. Já a bancada, que serve para preparar comida, pode ser divida com um espaço em que é possível servir a refeição.
Entre os aliados na maior parte dos projetos de reforma na cozinha estão os cooktops. Eles ficam sobre a bancada e podem ter só duas bocas, aumentando o espaço livre. A arquiteta Estela Netto, de Belo Horizonte, diz que o dispositivo permite usar o local abaixo da bancada para guardar talheres e pratos, o que traz mais conforto na hora de cozinhar. O forno fica embutido junto do armário, mais ao alcance das mãos.
O arquiteto Thoni Lits, criou para a Casa Cor Rio 2012 uma moradia inspirada na vida dos chefs de cozinha. Equipou a pequena cozinha com adega, cooktop e até conseguiu espaço para uma horta.
Em todos os espaços, a integração entre cozinha e sala é fundamental. As paredes entre as duas áreas são derrubadas, para facilitar a circulação. “A cozinha deixa de ser um espaço solitário e claustrofóbico para ser um espaço de convivência”, observa o designer de interiores Gerson Dutra de Sá, da GDS Arquitetura e Interiores, de São Paulo.
Fonte: PRIMAPAGINA, especial para o Terra