Uma das melhores maneiras de mudar um ambiente é criar painéis e paredes de cores diferentes. Isso pode ser feito por meio de patchwork, que consiste em mesclar estampas e cores em forma de retalho. Esse tipo de trabalho começou com colchas, tapetes e outros materiais em tecido, mas hoje pode ser encontrado em revestimentos de superfícies em casas, apartamentos e até mesmo em estabelecimentos comerciais.
“É um elemento que dá vida”, diz o arquiteto Eduardo Sáinz, do escritório Um a Um Arquitetura, de Brasília. Por isso mesmo, tende a ser mais comum em cômodos mais movimentados. “Em espaços de relaxamento não combina muito, pois o objetivo dele é brincar”, explica Sáinz. Em quartos, por exemplo, o recurso pode não ficar muito bom, mas o arquiteto afirma que tudo depende da dinâmica da família.
Para usar esse tipo de técnica, é preciso ter em mente, em primeiro lugar, a geometria do desenho. “Na arquitetura, tudo tem que ter uma geometria muito bem definida”, diz Sáinz. Dependendo do tipo de exposição que a pessoa quer dar ao espaço, do tamanho do cômodo e da cor que vai ser usada, pode-se optar por painéis ou um trabalho na parede inteira. O material também pode ser variado: desde ladrilhos até o uso de recortes de papel de parede.
Fonte: Terra