Dicas para lavar os travesseiros em casa

Convidamos você a refletir sobre duas questões: as fronhas e os lençóis da sua casa estão sempre limpos e arrumados? E os travesseiros estão impecáveis como a roupa de cama?

Se a sua resposta foi não para pelo menos um dos itens, saiba que você precisa redobrar a atenção, pois os travesseiros acumulam poeira, suor e sujeira e, por isso, precisam ser higienizados a cada seis meses, no mínimo. Outro detalhe bem importante: a durabilidade máxima desse acessório é de, aproximadamente, dois anos – se forem cuidados com adequação.

Veja algumas dicas para lavar os travesseiros da sua casa com cuidado e facilidade.

dicas-para-lavar-os-travesseiros-em-casa

Checagem geral

Tire a fronha e observe atentamente se não existem rasgos ou furos no travesseiro. Do contrário, não o coloque na máquina de lavar. Verifique, também, se na etiqueta há informações sobre a lavação e se ele pode ser colocado na máquina. Normalmente, não existem restrições para os acessórios com enchimento de penas ou poliéster.

Na lavanderia

Para manter a lavadora equilibrada, coloque dois travesseiros de cada vez, posicionando-os na vertical. Use água fria e programe a máquina no ciclo de lavagem suave. Com relação ao detergente, ele deve ser adicionado em uma quantidade maior que o de costume para que toda a extensão e profundidade do enchimento receba a limpeza. Para não sobrar resíduos, aposte na versão líquida do sabão e em um enxágue generoso – processo que vale a pena ser repetido.

Secagem

Não utilize a secadora, muito menos torça o travesseiro. Retire o excesso de água na centrífuga e coloque-os para secar na posição horizontal, sem receber diretamente a luz solar. Vale ressaltar que a secagem completa é indispensável. Você ainda pode “afofá-lo” de tempos em tempos até que o seu interior fique bem seco.

Manutenção

Para prolongar a sensação de travesseiro limpo e cheiroso, coloque-o para arejar uma vez ao mês. Também é possível leva-lo para a secadora por alguns minutos, o que fará com que germes, bactérias e a umidade sejam eliminados com o calor.

 

Fonte: Revista Casa e Jardim


Deixe um comentário