Atualmente, não faltam ideias sustentáveis, criativas e fáceis para incrementar a decoração ou, simplesmente, dar um novo sentido a um objeto esquecido. Assim, você personaliza o seu lar, contribui com a preservação do meio ambiente e também economiza, uma vez que tudo pode ser reaproveitado.
Por isso, reunimos dez ideias para você colocar em prática ainda hoje e facilitar o seu dia a dia, incrementar a decoração de um evento ou embelezar os cômodos da sua casa ou apartamento.
Como reaproveitar materiais para decorar a sua casa
1 – Jeito simples e charmoso para deixar seus lembretes à vista: escolha um belo papel estampado, coloque-o em um porta-retratos e escreva no vidro com caneta de retroprojetor. Não se esqueça de deixar álcool gel e paninho ao lado para apagar as missões cumpridas.
2 – Quem disse que praticidade não combina com beleza? As divisórias de um engradado de madeira são perfeitas para acomodar temperos diversos. Claro que tudo fica mais charmoso com a escolha do caixote e dos potinhos certos.
3 – Máquinas de costura antigas são verdadeiros fetiches para quem ama uma peça vintage na decoração. Neste caso, a artista plástica e decoradora Edilene Lasmar, do Ateliê Gaaya, de Uberlândia (MG), transformou as gavetas de uma máquina em cachepôs para acomodar flores e suculentas. Os arranjos enfeitaram as mesas de um brunch realizado no ateliê.
5 – Os bolinhos confeitados, conhecidos como cupcakes, continuam rendendo assunto: presas em barbantes, com algumas miçangas, forminhas decoradas e alegres substituem as bandeirinhas na decoração.
6 – O batedor de arame, conhecido como fouet, cria uma iluminação toda especial junto as velinhas de rechaud.
7 – Concha, batedor, pano de prato e uma infinidade de utensílios cabem no porta-trecos improvisado com uma tela de galinheiro e uma moldura. Para os ganchinhos, arames em formato de “s” resolvem a questão. Pinte com uma cor bem viva para dar mais destaque.
7 – Um mimo fofo: cobrir os drinques com fôrmas de papel para cupcake, com um furo para o canudo. Se forem coloridas, o improviso vira um charme só.
8 – Método fácil e baratinho de evitar que o mofo tome conta dos armários: use giz de lousa para absorver a umidade. Você pode colocar os bastões em saquinhos de tule ou simplesmente amarrá-los com fita ou barbante e pendurar num local estratégico.
9 – Nada como um anel de guardanapo para dar um ar mais sofisticado a um almoço ou jantar. Um improviso divertido é dar essa função para cortadores de biscoito de diferentes formatos. A mesa fica chique e criativa.
10 – Use os palets no hall de entrada para que convidados e moradores possam acomodar bolsas, chapéus e outros acessórios.
Aproveite todas as sugestões e transforme os ambientes da sua casa ou a decoração de um evento!
Fonte: Revista Casa e Jardim