Não é de hoje que reutilizar materiais com criatividade é uma possibilidade viável e que pode dar à decoração do seu lar um toque ainda mais especial e aconchegante. Você é adepto do “faça você mesmo” e apoia a sustentabilidade? Então confira algumas dicas bem interessantes de móveis feitos com pallets, caixotes de feira e carretéis/bobinas de fios, atentando-se para as dicas dos arquitetos quanto à procedência e higienização dos materiais.
Os pallets, que têm como papel inicial auxiliar no transporte de cargas em empilhadeiras, podem se transformar em cabeceiras, suportes para camas e sofás, mesas, aparadores… Que tal colocar vasos em um caixote pintado ou criar nichos na parede com eles? “O ideal para não perder a sofisticação é usar apenas um item por vez e não escondê-lo. Deixe-o sempre em destaque, mostrando que foi intencional o uso desse objeto e não improviso”, comenta a arquiteta Isabella Estrela.
Na hora de escolher o item a ser reutilizado é importante tomar alguns cuidados. Isabella recomenda observar se a madeira não está podre e nem com partes quebradas. “Procure saber qual a sua procedência com a garantia de que a madeira é bacteriana ou quimicamente segura, sabendo que não estava transportando agrotóxicos ou afins. Analise também o odor, se está com óleo ou muitos pregos”, acrescenta a arquiteta May Lee Chaves.
Não se esqueça de higienizar as peças. “Limpe-as e lave-as bem com água sanitária, água e sabão. Depois, poderão ser cortadas e remontadas ou utilizadas na forma original e, então, lixadas e envernizadas ou pintadas”, recomenda a arquiteta Solange Barciela. “São inúmeras formas de reaproveitar. Pode aplicar papel de parede, adesivo, pintura, iluminação por trás, efeito pátina, tamponamento em vidro”, lista Isabella. Para quem tem boas habilidades manuais, vale apostar ainda na técnica de decoupage (em que se cobre uma superfície com recortes de jornal, revista, papel) e mosaico.
A máxima de que, nada se perde e tudo se transforma nunca fez tanto sentido nesse universo do “Faça você Mesmo” e reaproveitar materiais para incrementar a decoração do seu lar é a tendência do momento!
Fonte: Terra