A moda nunca foi tão livre. Isso vale para vestuário, atividades de entretenimento e para a decoração. Enquanto compartilhamos muitas dicas de design, as regras oscilam e tornam-se obsoletas. Livre-se dos clichês e quebre conceitos que ficaram no passado.
1. A regra dos três
Rumores afirmam que, para aplicar uma cor, você deve colocá-la em três pontos diferentes de um cômodo. Hoje, esse conceito parece bizarro, uma vez que paletas pouco óbvias criam ambientes descontraídos e menos artificiais.
2. Combine, combine e combine
Você fica tentando combinar milimétricamente todos os acessórios? Saiba que o mix’n’match nunca foi tão válido. Livre-se dessa mania e misture diferentes tipos de estampas, molduras, acabamentos e texturas. Um toque vintage em uma sala moderna pode dar o up que faltava.
3. Paredes brancas são monótonas
Repita três vezes: “paredes brancas são coringas”. Não há nada mais versátil do que apostar em superfícies brancas para ter a liberdade de viajar ainda mais no décor, que pode ir de minimalista a ousado. Sem contar que o branco ilumina o ambiente.
4. Cores escuras diminuem o cômodo
Na verdade, paredes pretas em um quarto pequeno podem dar uma maior impressão de profundidade, ao invés de diminuir o espaço. Aproveite essa dica para apostar em cores sóbrias – que vão do claro ao escuro, em um mesmo local.
5. Não se pode misturar estilos
Aqui, a única regra é que não há regras! Madeira e metal, texturas planas e complexas, podem compor uma sala com personalidade. O segredo é encontrar um ponto de equilíbrio.
6. Cubra as janelas com cortinas
As cortinas são essenciais em quartos e locais que necessitam de privacidade. Mas, a ausência delas pode valorizar vistas espetaculares, trazendo luz natural e paisagens para dentro de casa.
7. Acessórios e acabamentos devem seguir a mesma regra
Os objetos de décor devem refletir a sua personalidade, e não é necessário seguir um mesmo estilo. Deixe a organização e os acabamentos repetidos para consultórios e prédios corporativos. Sua casa deve ser aconchegante o suficiente para ser um lar.
8. Incorporar muitas regras ao mesmo tempo
A decoração deve te fazer feliz. É importante se preocupar com formas, funções e escalas, mas ninguém deve dizer o que fazer na hora de mobiliar a sua casa, que deve ser prática para a sua rotina e confortável para os momentos de descanso.
E aí, preparado para se livrar das regras?
Fonte: Casa e Jardim
________
Leia também:
- 10 IDEIAS PARA GUARDAR SUAS LEMBRANÇAS DE VIAGEM. CLIQUE AQUI E CONFIRA.
- CLIQUE AQUI E VEJA O PAPEL DE PAREDE COMO DESTAQUE EM 10 AMBIENTES.