QUAL É O MODELO IDEAL DE CHURRASQUEIRA?

Quem não gosta de ter uma churrasqueira à disposição para churrascos marcados ou para carnes assadas sem compromisso?

A seguir, você confere 14 perguntas e respostas com as principais dúvidas sobre os modelos de churrasqueiras e as recomendações para a instalação. Se você mora em apartamento, atenção para os cuidados e normas técnicas!

PRIMEIROS PASSOS

1. Por onde começar?

Inicialmente, convém verificar o espaço disponível para a instalação da churrasqueira, além de coifa, duto e chaminé para a exaustão da fumaça. “A seguir, escolhe-se o modelo ideal, que pode funcionar à carvão, gás ou eletricidade”, esclarece Marcio Gemignani.

2. Preciso contratar um arquiteto para projetar o espaço?

Sim. “E ele costuma contar com o apoio de técnicos para obter as informações específicas de cada produto e assim orientar sobre a exaustão e a instalação dos equipamentos”, responde Cristiane Cassab. Existem diversos modelos pré-fabricados de churrasqueiras, vendidos em kits semiprontos ou prontos, simplificando a vida de arquitetos e designers de interiores.

3. O que não pode faltar?

Segundo o arquiteto Marcus Paffi, é essencial ter próximo um local para o preparo e manuseio da carne, como uma bancada e uma mesa de apoio. “Também não podemos deixar de pensar na circulação no ambiente. Deve-se calcular a movimentação dos espetos para que o churrasqueiro tenha conforto durante a preparação”, recomenda a arquiteta Anna Paula Moraes.

4. Quais os erros comuns?

Espaço insuficiente, chaminés mal dimensionadas e a falta de oxigenação sob a churrasqueira foram os principais pontos levantados por experts. “Recomenda-se evitar no local armários sem ventilação. Outro item de atenção são as coifas – dotadas de curvas de 90 graus e sem motor de sucção, é certeza de retorno de fumaça”, diz Cristiane Cassab.

MODELOS VARIADOS PARA CADA SITUAÇÃO

5. Quais os tipos de churrasqueira mais adotados?

Os modelos à carvão são os mais conhecidos e usados. “Mas, as versões a gás vêm ganhando adeptos, pois são rápidas e de limpeza fácil”, afirma Cristiane. Isso porque a camada de pedras vulcânicas sobre as chamas funciona como um braseiro que atinge a temperatura ideal em poucos minutos e assegura o sabor tradicional do churrasco. Há ainda as elétricas e as portáteis, a exemplo das parrillas.

6. Como funcionam as parrillas?

Segundo Guilherme Fortunato, as parrillas, se comparadas com uma churrasqueira convencional, evitam 80% de fumaça graças ao sistema de grelha inclinada que direciona a gordura das carnes para um reservatório sem cair na brasa. “Esse sistema ainda evita a formação de benzopireno, um agente cancerígeno”, diz.

7. Posso construir uma churrasqueira em apartamento?

Isso é possível apenas se o imóvel contar com shaft, duto de fumaça e condições essenciais para a instalação do equipamento, de acordo com as normas do edifício. “Só será permitido usar uma opção portátil se ela não produzir fumaça e se houver a liberação do condomínio”, orienta Marcio Gemignani.

8. Como calcular o tamanho do equipamento?

Ele é definido tanto pelo número de pessoas quanto pelo espaço, fator determinante. Uma conta sugerida pelos fabricantes é começar com 50 cm de largura para atender cerca de dez pessoas. As medidas-padrão crescem a cada 10 cm, chegando a 120 cm.

ACERTO NOS COMPLEMENTOS

9. O que pede a versão a gás?

Você precisará de uma rede de gás – pode-se optar pelo natural ou de botijão –, e também de um ponto elétrico. A tubulação de cobre (embutida na parede ou no piso) requer registro de segurança acoplado e em local de fácil acesso. Em apartamentos, não esqueça da autorização do condomínio antes de iniciar a obra.

10. Como planejar o duto?

Ele varia conforme o tamanho da coifa e funciona via exaustão natural ou forçada, com equipamentos. O duto pode ser de metal ou alvenaria. “Evite as curvas de 90 graus, mas, se não houver jeito, adote um motor de exaustão”, explica Cristiane Cassab.

11. E a chaminé?

Segundo Marcio Gemignani, para haver exaustão natural, ela precisa ter, no mínimo, 2 m. No caso da exaustão forçada por um aparelho elétrico, pode medir a partir de 30 cm.

12. Que materiais usar na caixa da churrasqueira?

Internamente, valem os refratários, como os tijolos. Externamente, use mantas térmicas antes do acabamento. Dica: algumas churrasqueiras já vêm acompanhadas de caixas refratárias.

13. Com o que revestir a bancada?

As rochas imunes ao calor, caso do granito, são bem-vindas, além dos porcelanatos. “Alguns materiais sintéticos resistem também à riscos e manchas”, diz o arquiteto Marcus Paffi. Evite opções porosas, como o mármore.

14. O que usar no piso?

Melhor empregar revestimentos fáceis de limpar, devido à gordura, e que não escorreguem nem sejam porosos, como porcelanatos e pastilhas.

Escolha a sua churrasqueira e não deixe de convidar os amigos para um delicioso churrasco!

Que tal conhecer os empreendimentos Proma que contam com sacada e churrasqueira? É só clicar e conferir os imóveis à venda: www.proma.com.br

Fonte: Arquitetura e Construção

________

Leia também: 

  • Espaço gourmet: uma tendência nos apartamentos modernos. Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário