Seja sustentável e recicle na decoração

Uma mesa antiga, aquela caixa de madeira escondida no armário ou a garrafa de refrigerante na geladeira. Tudo – ou pelo menos quase tudo – pode ganhar uma cara nova e virar um objeto de decoração para a casa. É isso o que Chris Campos defende no livro “Como ninguém pensou nisso antes? 25 temas com boas ideias para a sua casa”. Para ela, reciclar é a oportunidade de colocar o próprio estilo na peça.

“A ideia era que as pessoas olhassem e vissem que é possível ter uma casa bacana, sem ter que gastar dinheiro e contratar um profissional. Então reuni várias dicas de casas decoradas pelos próprios donos. Minha casa, casa de amigos, casa por indicação de outras pessoas. Quero estimular a criatividade”, conta ela.

Nem só de objetos e móveis de luxo se fazem as salas bonitas e os quartos aconchegantes. Com bom gosto e sem prejudicar o bolso, é possível deixar a casa com um toque especial. Pensando nisso, ela reuniu cinco dicas para quem pensa em apostar na reciclagem, mas não sabe por onde começar.

1- Quase tudo pode ser reciclado. Evite apenas objetos totalmente quebrados, como uma mesa com o tampo rachado. Do resto, vale usar a imaginação.

2- Madeira é um dos melhores materiais para reciclar. Se quiser dar uma nova cara, passar cera de sapato e depois polir com uma flanela seca é uma boa dica para móveis.

3- Escolher tintas manchadas deixa o móvel com estilo antigo e “cara de fazenda”. Se preferir um design moderno, uma boa escolha é pintar com tinta automotiva.

4- Não é porque uma coisa é barata que ela é menos interessante que uma peça caríssima.  O ideal é misturar os dois mundos e decorar a casa com o conceito de moda, combinando o barato com o caro, desde que tenha seu estilo.

5- Não siga tendências na hora de reinventar e nem se preocupe com a opinião de familiares e vizinhos. Reciclar é oportunidade de dar a sua cara para a peça e o processo é tão prazeroso quanto o resultado final.

Fonte: Terra


Deixe um comentário