Você tem muitos sapatos e já não sabe mais onde guardá-los? Pois bem! A dica de hoje envolve sustentabilidade e criatividade.
Que tal aprender a fazer uma sapateira usando uma gaveta antiga? Sim! Com materiais de baixo custo e outros que podem ser facilmente reaproveitados é possível ter uma sapateira que também pode ser utilizada como banco.
O resultado é incrível. Confira o passo a passo e mãos à obra!
Materiais:
* 1 gaveta de madeira (utilizamos uma gaveta de madeira compensada de 70 x 50 x 30cm);
* 1 tampo de madeira com a mesma medida da largura e comprimento;
* 4 pés com rodízio;
* Espuma ou travesseiro sem uso;
* Tecido de algodão ou tecido próprio para tapeçaria;
* Grampeador de tapeceiro;
* Furadeira.
Passo a passo:
* Prepare a caixa:
Para a marcação do local dos pés você pode utilizar o próprio rodízio. Vire a caixa e marque com a parte do parafuso do rodízio o fundo da caixa. Faça isso nas quatro pontas. Se a madeira não marcar bem, utilize um lápis para delimitar o local do furo;
Utilize a furadeira com uma broca um pouco menor do que o parafuso do rodízio para delimitar os furos;
Agora é só rosquear os pés!
* Prepare o banco:
A tampa da caixa será a base para o banco da sapateira. Para isso, meça o tecido que será utilizado, deixando entre 5 e 7cm de sobra para cada lado – espaço suficiente para fazer a vira do tecido e grampeá-lo no fundo da tampa;
Aqui, novamente você pode reaproveitar materiais. Sabe aquele travesseiro que já está “cansado”? Que tal utilizá-lo como espuma para seu banco? Outra solução é utilizar espuma ou manta acrílica;
Agora que o tecido e o estofado já estão definidos, basta virar o tampo para baixo, ajustar o tecido o mais reto possível e grampeá-lo com grampeador de tapeceiro, deixando os grampos com aproximadamente 4cm de distância. Os cantos podem ter o tecido dobrado como papel de presente antes de grampear, para o acabamento ficar mais bonito.
Feito isso, é só aproveitar sua sapateira! Você pode colocar dobradiças, caso não queira a tampa solta. Basta comprar um par delas e fixar da mesma forma que os rodízios, delimitando os locais dos furos com a furadeira e rosqueando o parafuso diretamente na madeira.
Dica: Quer usar outro material além da gaveta? Uma boa ideia é o caixote de feira ou até mesmo um engradado plástico de bebidas (daqueles grandes).
Que tal colocar essa ideia em prática agora mesmo? Compartilha o resultado com a gente!
Fonte: Follow The Colours