TRANSFERÊNCIA DE FINANCIAMENTO DE IMÓVEL: VOCÊ PODE?

A decisão de adquirir um imóvel por meio de financiamento imobiliário é um passo significativo na jornada rumo à conquista da casa própria. No entanto, a vida é repleta de mudanças e circunstâncias imprevisíveis, e em alguns momentos, pode surgir a necessidade de transferir financiamento imobiliário para outra pessoa.

Seja por motivos financeiros, familiares ou pessoais, a possibilidade de transferir o financiamento de um imóvel é uma questão que suscita dúvidas e requer uma compreensão clara dos procedimentos envolvidos.

É importante que você saiba as nuances dessa transação e as considerações essenciais que devem ser levadas em conta ao considerar a transferência do financiamento de um imóvel para outra pessoa.

Confira!

É POSSÍVEL TRANSFERIR O FINANCIAMENTO DE UM IMÓVEL?

Sim, é possível transferir o financiamento para outra pessoa, mediante autorização acordada com o banco. “Mas, por que preciso ter a autorização do banco para transferir meu financiamento?”. Essa exigência ocorre porque é simplesmente necessário que o dono do imóvel autorize essa troca de forma legal.

Se você comprou o imóvel no seu nome e transferiu para outra pessoa sem fazer o acordo formal e legal com o banco, a inadimplência do novo comprador poderá ocasionar no envio do seu nome para o SPC e SERASA, pois a compra ainda estará no seu nome.

É importante que o passo a passo com o banco seja cumprido, pois o mesmo não deverá ser responsabilizado no caso de negociações ilegais acordadas entre você e a pessoa que assumirá o financiamento da propriedade.

POR QUE É IMPORTANTE CONHECER DETALHES SOBRE TRANSFERÊNCIA DE FINANCIAMENTO?

Mesmo se você adicionar ao seu contrato de compra a obrigação do novo comprador de arcar com a pagamento das parcelas restante do imóvel, incluindo juros e multas, o banco não reconhecerá a validade deste documento, pois  não terá a assinatura válida pela instituição, que legaliza o acordo de compra e identifica a quem deverão ser cobradas as parcelas da dívida.

Esse tipo de cuidado pode te ajudar a se prevenir de fraudes e garantir que o comprador novo irá arcar com o imóvel e assumir os riscos de sua inadimplência, caso venha a acontecer. O banco só autorizará a transferência mediante comprovação de renda do comprador novo, garantindo que ele tem possibilidades de arcar com a dívida.

Esse tipo de contrato que não passa pelo órgão bancário ou responsável imobiliário de forma legal, sendo apenas um acordo entre as partes interessadas na compra e venda da propriedade, era bastante comum nas décadas passadas, chamado de contrato de gaveta.

O contrato de gaveta é um documento não oficial, que identifica a “venda” de um imóvel através de acordo entre as partes sem envolvimento de órgãos legais e emissão de registros. Esse tipo de acordo não tem validade legal e a quebra do cumprimento do acordo poderá gerar uma imensa dor de cabeça para o comprador original caso o novo não atenda ao pagamento das parcelas até a quitação da venda.

A importância de saber cada detalhe e risco da sua compra poderá evitar diversos problemas futuros e é preciso também que você entenda o passo a passo para transferir o financiamento para outra pessoa de forma legal.

O banco fará uma análise da pessoa para quem você deseja transferir o financiamento e das condições previstas no contrato assinado no momento da compra.

Confira no próximo post quando é possível transferir o financiamento de um imóvel.

Fonte: Imóvel Web


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