Quantas vezes passamos horas em casa lavando, esfregando e secando os vidros sem conseguir deixá-los brilhantes e translúcidos no final? Para ajudar os funcionários domésticos, donos e donas de casa nesta tarefa, consultamos alguns especialistas do ramo de limpeza para saber a maneira correta de limpar vidros e quais os erros mais comuns que cometemos.
Miguel Sinkunas, diretor da câmara setorial de químicos da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional), garantiu que manter os vidros limpos não tem segredo, já que entre as diversas superfícies, as de vidro são, de maneira geral, uma das mais fáceis de limpar em função da baixa aderência das sujeiras sobre elas.
Kit de limpeza
Se você é do tipo que reúne papel toalha, jornal, álcool e desinfetante quando vai fazer a limpeza das vidraças, vai ter de mudar alguns hábitos. Luis Enrique Llancafil, instrutor da unidade de formação profissional da Abralimp, indica que os melhores instrumentos para esta tarefa são esfregão de lã de carneiro, rodo e pano 100% algodão. Apesar de este ser um kit de limpeza profissional, é muito fácil encontrá-lo em supermercados.
Luis comentou que o papel toalha até pode ser usado, porque não deixa resíduos sobre o vidro, mas a quantidade que você vai precisar para conseguir resultados bons não vai garantir uma relação custo-benefício vantajosa. Já o jornal, o instrutor nos explicou que seu uso não é recomendado porque a tinta que é impressa no papel acaba dissolvendo e deixando manchas do tipo ‘arco-íris’ nos vidros da sua janela.
Fonte: BBel http://www.bbel.com.br/casa/post/profissionais-ensinam-a-limpar-vidros.aspx